Cultura Pop #36 : O passado obscuro na internet

  

           Olá pessoal 
   
        O tema de hoje é a internet, a mudança na forma de registrar a vida e como isso aumentou o acesso das pessoas ao passado online de todos e isso complicou a vida de pessoas conhecidas dentro e fora da Web. A revelação de textos, posts e vídeos que são polêmicos hoje é uma revisão constante de Haters ou até fãs que descobrem podres de anos, o cuidado mudou com o discurso e com a proposta de vídeos para fugir de situações desconfortáveis. 

       O momento turbulento da rede com polêmicas, linchamentos e endeusamentos nos mostram como a velocidade da construção de opinião tem sido maior, destruir ídolos ou arranhar imagens de pessoas que pareciam boas é um choque que parece ser tendência daqui pra frente. Isso tem a ver com a possibilidade de vasculhar a vida de alguém conhecido: ver os tweets, posts, vídeos, opiniões antigas e criando uma outra visão do passado do cara, que no contexto da época fazia sentido pois as modas e ondas nunca entram na conta de quem julga. 

      O passar dos anos faz com a geração amadureça, ter uma visão anacrônica do que as pessoas já postaram e falaram é uma das grandes dificuldades de hoje com a interpretação errônea que nós fazemos quase sempre. Não entender o posicionamento do passado e do presente de uma pessoa pública ou em ascensão é a falta de empatia combinado com a falsa sensação que todos influenciador tem que ser perfeito ou exemplar, todos tem falhas e mudam o pensamento pois fazem parte do contexto da sua juventude, por exemplo: Certos preconceitos eram mais naturalizados(Não justifica as palavras mas a falta de informação), o humor era diferente(O que fazia rir e principalmente online sempre teve coisas pesadas) e pessoas são inconsequentes(Principalmente jovens, não pensam no que falam e só percebem isso anos depois). 

       Longe de passa pano para qualquer umas desta tretas de tweets revelados, vídeos de 2010 e por esses anos, uma opinião controversa e tals. A minha intenção é mostrar o outro lado das pessoas que vivem online, como o seu contexto e seu anonimato pode mudar totalmente o modo de ler qualquer coisas deslocada do seu tempo e na maldade em apontar defeito em algo talvez inocente, largar o hábito de julgar no automático, ter o contexto e uma avaliação menos contaminada com os problemas de hoje. 

       É isso, pessoal 
      Até a próxima 

   
     

Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista