CulturaPop em analise #43: Globalidade e localidade pt 1



                        Olá pessoal 

                    O tema deste mês é a movimentação das indústrias culturais que tem tornado o limite de localidade cada vez mais fluido. Os filmes, álbuns, livros tem adquirido o selo internacional, a marca ou padrão que qualifica para diversos públicos e línguas que o consomem diariamente via internet e também chegando fisicamente em serviços como Amazon e seus outros concorrentes. 

                     O exemplo mais claro disso é o avanço do mercado latino/hispânico nos tops Charts, a necessidade do artista Brasileiro brigar pelo público internacional com a valorização do espanhol do continente inteiro. O quebrar das barreiras linguísticas e a popularização de ritmos tradicionais como o Reggaeton, como o Mambo no passado, torna o momento importante para se estender além do Local mas se tornar um produto internacional. O som latino-americano é muito mais que "Despacito" porém foi o início de uma nova onda latina onde até a Anitta tem levado seu pedaço do bolo sendo conhecida mundo afora.

                       Entretanto vale ressaltar que a importância dos traços locais representam uma parte que a cultura segue bem sem a necessidade de uma expansão de mercado, os fenômenos de Sertanejo, Forró, Funk tem a sua personalidade que caracteriza cada pais. O tradicional tem que ser mantido a ponto de equilibrar a balança, nenhum país tem a sua produção cultural voltada apenas para dentro ou fora de suas fronteiras. 

                   É clichê mas a internet abriu o leque de opções, cessou fronteiras de produtos que podem ser digitais como o consumo por plataformas de streaming seja de livros, músicas, filmes e até outros produtos como alimentos se mundializam pelo acesso de aplicativo. O que fica somente local é algo tão exótico que se coloca como exclusividade de uma região, intrínseco a dificuldade de reprodução e geografia/contexto de onde se criou. 

                     No próximo texto, iremos tratar de outros exemplos de globalidade e localidade que representam o mundo de hoje. A sensação de estar cada vez mais conectados e ao mesmo tempo se distanciando de tradições e culturas que ficam próximas de nós, dessa dualidade que vamos tratar. 

Confira nossas redes sociais

                   É isso, pessoal 
                   Até a próxima 

                 
   

Comentários

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.