FHM #118: Perspectiva dos clubes na volta do Brasileirão 2019



                               Olá pessoal 

                        O tema de hoje é o pós copa na primeira divisão, os clubes tiveram uma pausa para mudar o seu cenário em campo e fora dele. O ponto é que a situação deste times melhorou, piorou ou estagnou de vez nos problemas de gestão neste 30, 40 dias de descanso, treinos e amistosos, afinal quem se aproveitou melhor deste tempo parado. 

                       Vamos dividir em em três categorias de pretensões: Z4, Meio do caminho e G6, longe de conseguir qualificar os 20 times da Serie A com um rótulo fixo, tem times de recheio de tabela que buscam a libertadores com mérito de bons técnicos e jovens craques e times tradicionais em fases tenebrosas que assustam torcidas com o risco a visita da temida Serie B. 

                        O pelotão de baixo tem sido difícil de definir os seus candidatos com apenas nove 10 rodadas de campeonato, os recém promovidos CSA, Avai seguem na rabeira mostrando elencos frágeis como começaram e o que mudou foi a troca de treinadores, reforços questionáveis. Seguindo indicações do visto em campo temos o Vasco de luxemburgo visando voos maiores apesar da briga com o rebaixamento, tem jogado bem apesar de poucos reforços; Chapecoense tem sofrido com a perda de força desde o acidente, times cada vez menos qualificados tem ameaçado a permanência na primeira divisão, algo que não mudou na pausa; Fluminense apesar dos reforços recentes segue bem perto do Z4 e com o risco da crise financeira vai ter que continuar se segurando; O Ceará diferente do rival Fortaleza de R. Ceni deve ser o sexto desta briga por sobrevivência, sem a mesma força do ano passado e segue sem surpreender ninguém nesta edição. 

                     O meio do caminho inclui muitos times, vamos cita-los por grupos que é mais fácil de analisar, por exemplo temos os mais fracos que tendem a estar na segunda parte da tabela, porém sempre se equilibrando como os casos de Bahia, Fortaleza, Botafogo e Goiás tem elencos limitados que pouco se alteraram para a volta, são mais fortes que os concorrentes a degola por trabalhos melhores de técnicos que são respectivamente Roger Machado, Rogerio Ceni, Barroca e Claudinei Oliveira; Os azarões que tem potencial como o Atlético MG e  Athlético PR são times de bons nomes jovens no comando e jogadores de potencial com veteranos se engatarem pegam uma vaga na libertadores ou ficam tranquilamente da 6° até a 10° colocação no campeonato; Times de tradição que tem pouco brio são os casos de São Paulo, Corinthians, cruzeiro que tem bons elencos, fases de alternância de bom e ruim ficando a beira de algo sem conseguir de fato chegar a algum lugar. 

                  O G6 é disputado pelo óbvios Palmeiras e Flamengo,  além da briga de cachorro grande de Grêmio, Inter e Santos que parecem ser as forças da briga por fora que vão estar entre a zona de libertadores e as chances de título. A exceção fica para o Grêmio que estava lá embaixo, mas demonstra poder de reação neste momento pós copa,  a perseguição aos lideres com o foco no Brasileiro parece ser um bom desafio a Renato Gaúcho em momento de baixa após momentos de glória nas temporadas passadas. 

                          É isso, pessoal 
                          Até a próxima 

                       

        

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio