Quinta do youtube #117: a questão do público infantil


                                    Olá pessoal 

                        O tema de hoje se trata da problemática mais recente da plataforma, a mudança de público e as implicações que a presença de crianças e adolescente em massas tem provocado. As regras impostas que se seguiram foram limitando o poder de criação pelas mesmas máximas conservadoras da mídia tradicional, a falta de liberdade de expressão pelo risco de assuntos de adultos serem vistos por menores. 

                   A visão disso dos criadores foi a dificuldade de captação do Adsense aumentar com as novas regras de comportamento, linguagem e temática que bloqueiam o acesso a monetização. De forma discreta temos um cala boca em relação a forma espontânea que falam os youtubers: a presença de palavrões,  a liberdade de assunto seja mais adolescente ou jovem adulto, a opinião sobre o cotidiano que saiam do senso comum e etc. A escolha foi dada se virar com menos retorno financeiro ou tornar o conteúdo mais atrativo a crianças para aumentar seus números. 

                      Os patrocinadores tiveram uma pequena debandada na crise dos vídeos polêmicos em desenho, a resposta de moralização serviu para amenizar a situação e favorecer os canais infantis que já existiam como a nova mina de ouro. O mercado só se adaptou para colocar nos canais "Limpos" no conteúdo, modelos e linguagem a sua publicidade, a grana passou falar para a criançada, pois ela suprem a necessidade de interatividade de se inscrever, comentar e compartilhar. O enriquecimento dos Irmãos Neto se deve a isso, o crescimento de Galinha Pintadinha, Minecraft e outros sucessos infantis. 

                   A plataforma segue no seu histórico de mudanças, conforme os anos seus parâmetros se alteraram com frequência e chegou no nível mais drástico com uma focalização de mercado no infantojuvenil. A maior descaracterização desde o início do sucesso como streaming de conteúdo variado, a liberdade dos tempos do mato da internet do passado se tornou um protocolo rígido para ser valorizado, em um setor que não representa a voz de uma geração de usuários. As crianças mandarem é só um sinal dos tempos que o Youtube entendeu e mesmo contrariando muita gente tornou o negócio altamente rentável para este momento social do mundo virtual. 

                   É isso, pessoal 
                   Até a próxima 

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