Samurai Miyoshi #45: Justiça, a capacidade de ser rígido
Olá pessoal
O tema da reflexão de hoje é o senso de justiça, a mentalidade que envolve ser rígido na analise dos fatos e ter uma posição firme baseado nas suas ideias do que é certo ou errado. Os desvios de comportamento por sedução, poder ou interesses pessoais são defeitos das pessoas, a flexibilidade moral existe no mundo, mas a escolha por defender um ponto de vista com rigidez é uma missão.
Samurai Miyoshi:
Bem vindos ao meu dojo.
Vamos pensar sobre justiça, a luz que guia a nossas ações como samurais, a luta por construir no caminho certo a trajetória de uma vida. O guerreiro tem o dever de usar seu senso moral para detectar o melhor fluxo de escolhas para sua Jornada física e espiritual por essa terra e sua pátria.
Os homens do tempo contemporâneo aprenderam a subverter o justo para favorecer o que tem mais poder, a terceira via se criou como o certo, errado e o acima deles, o desonesto. A dinâmica de ganhar um jogo, um cargo no trabalho, uma vaga na universidade e etc se alterou para ter a regra para evitar fraudes ou esquemas para conseguir o seu objetivo.
A rigidez do espírito de um Homem é saber não se corromper em circunstâncias cruciais, os desvios de virtudes podem ocorrer como o desejo próprio, a tentação do ouro ou a chance de ascender socialmente. A escolha é sempre do sujeito enquanto dono das ações, não favorecer lado algum ou a si mesmo passa pela formação da mentalidade frente a flexibilizar sua moral.
O mundo de hoje tem mais a oferecer que os séculos 12 a 19 tinham a sua classe militar mais proeminente. O que prova que esta qualidade de saber julgar, sendo imparcial com ideais fortes impactando nas decisões se torna rara no espaço de convivência social que certa maleabilidade ideológica ganhou a disputa com valores antigos e coerentes.
Até logo e fique em paz
dia 27/07 - Ano do Porco
三好 互
Comentários
Postar um comentário
Se expressem , gritem , cornetem , comentem
Grato , blog 2 cabeças viajantes