Quinta do youtube #122: Nostalgias e novidades



                              Olá pessoal

                        A temática de hoje é o motor que tem impulsionado o youtube desde sua home até as inscrições, são duas vertentes de conteúdo que separam os que consomem conteúdo relacionado a nostalgia, informação conhecida e a outra que se baseia no sentimento de estar atualizado com vídeos de formatos novos. O novo e o velho convivem dentro da plataforma em níveis diferentes com forças diversas na audiência, um stream ilegal de série acaba tendo mais views que um projeto inovador de um criador conceituado.

                     Uma das formas de ganhar o público foi mexer com a memória afetiva das pessoas seja na música, cinema, TV, séries e outras, muitos canais se baseiam em criar conteúdo sobre isso. O modo de produzir era diferente antes da restrição de imagens dos direitos autorais, agora temos que os vídeos são mais falados que visuais com o risco dos vídeos serem derrubados e quase sempre tomada a monetização, estes canais serve a fãs e arquivo histórico do efeito midiático dessas produções. Esta virando mais Hobby que do trabalho pelas condições atuais do youtube ,mas é vertente forte em captar visualizações 

                   A criatividade segue com outro modo de chamar atenção, apostar em quadros novos (mesmo que baseado em outros) serve para manter o fluxo de ideias dentro do meio, alguns vão emplacar, outro irão flopar e isso faz parte do que cativa pessoas a acompanharem diversos criadores de conteúdo ao mesmo tempo. A tendência de querer se manter sempre na onda do novo é uma coisa da geração atual impulsionada pela vida inteiramente conectada, a busca insaciável por algo que não tenha perdido o seu valor é a questão que crianças e jovens tem cada vez menos foco e atenção a uma coisa "obsoleta" depois de um mês ou dois no sentido de um vídeo ou nicho no youtube. 

                    A combinação entre os dois constrói boa parte das visualizações gerais, há outras formas de criar que compõem o resto do bolo como os jogos, esportes e etc. A relação entre querer assistir algo sobre sua série ou filme favorito tanto quanto ver um vídeo sobre atualização de um jogo como FIFA, um vídeo sobre política e outros sobre atualidades fazem parte do cotidiano do youtuber e do espectador comum da plataforma que gera likes e engajamento. Entender o espaço como uma convivência de tendências retro e atuais que atingem pessoas diferente em outros momentos, assim vai existindo hoje o youtube. 

                        É isso, pessoal 
                        Até a próxima



                       

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio