CulturaPop em analise #49: A diferença entre o Hype e o Fracasso Pt 2

  

                                 Olá pessoal 

                       O tema desse mês fala sobre expectativa sobre filmes e series, vamos continuar a discussão com exemplos do efeito do Hype e do reverso que afetam bilheterias e críticas. De franquias super consagradas que não justificaram sua publicidade e outros que eram apostas e viraram grandes produções das temporadas recentes. 

                      O momento recente com filmes de adaptação literária tem um nome para se apontar que é Harry Potter, começando em 2001 tivemos a escala de sucesso com os efeitos da expectativa do público que foi colocando cada vez mais peso a cada produção que se encerrou em 2011. A franquia passou de desconhecida a maior serie literária adaptada no cinema depois de Senhor dos Anéis, os protagonistas ficaram marcados pelos trio que encarnou  a história por tantos filmes, o hype se desenvolveu com as características dos livro sendo adaptadas de jeito fantástico até o último da série que foi o Relíquias da Morte. 

                   Outro modo de ver a situação é o projeto de reviver algo conhecido como foi Creed, a serie Rocky foi o símbolo dos anos 80 que se sustenta até agora. A ousadia de reconstruir em cima do Mito do lutador cheio de superação foi andar sobre a linha que divide sucesso e fracasso e tendeu para o êxito com um protagonismo atual e negro, linkado com os temas do passado do personagem e rendeu dois bons filmes que superaram a desconfiança geral para estabelecer o provável futuro da franquia com a possibilidade de sustentar sem Sylvester Stallone essa aula de boxe e masculinidade. 

                     Vamos apresentar quando o risco de falha se torna real depois do Hype, no embalo dos quatro filmes de jogos vorazes surge na mesma época a produção de Divergente, baseada na série de livros de sucesso com o plot teen, embora surfando na mesma onda que outros filmes tivemos o encerramento num terceiro filme que foi fraco de bilheteria e uma série que não foi lançada até hoje. 


                     A relação é fácil de entender, temos o ponto de quem parece fadado ao fracasso ou pouca repercussão e consegue surpreender se tornando um bom filme da temporada ou o filme que já é Hypado do primeiro trailer até a estreia onde pode ou não se configurar como um sucesso. A linha entre Hype e fracasso tem o fator de momento do mercado, qualidade de produção e marketing para definir a qual lado vai cair pois há muita atenção em filmes que parecem más ideias e poucas noticias em outros que potencialmente vão surpreender nas bilheterias por força de pessoas inteligentes tocando projeto.   

                        É isso, pessoal 
                        Até a próxima 



Comentários

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Sinto falta dos desenhos japoneses na TV