De Olho Neles: Termos para não se perder na política



                                  Olá pessoal 

                      O mundo da política baseia se num código público e outro técnico que recheia as colunas e os comentários sobre a pauta. O nosso objetivo hoje é destrinchar algumas falas que saem na mídia para quem é leigo, entender que termos políticos são polissêmicos na maioria das vezes e feitos para afastar a população da prática e discussão da vida cotidiana. 

Termos


Três poderes:  A divisão entre Legislativo (Câmara de deputados e Senado), Judiciário( STF e abaixo) e  Executivo ( Presidente). Qualquer desequilíbrio geram crises internas com a desestabilização democrática da separação entre eles e sua autonomia de ação,

Verbas públicas: O famoso "cascalho" do Brasil, o nosso PIB já foi quase 3 trilhões que foi  o nosso maior poder investimento público da história, calculado em 1,5 trilhão na Era Lula. Hoje esta um pouco abaixo após anos de recessão, há muito menos dinheiro circulando no pais. 

Recessão: a palavra para definir o início de uma crise financeira do Estado, desempenho negativo do PIB(Produto Interno Bruto), estes períodos marcam o deslizar das ações fiscais em busca de equilíbrios nos números e crescimento do pais.

Contingenciamento: Nome bonito para mexida de valores entre ministérios e tesouro para focar em algum setor especifico como foi o direcionamento da verba de pastas essenciais(saúde, educação e meio ambiente) para a lista de pagamentos de emendas parlamentares da Reforma da previdência.

Austeridade  "arrocho financeiro": Termo de todas as gestões atuais, a política de criar alternativas a crise financeira/fiscal com os cortes de verbas necessárias como forma de manter outras funções em atividades. A justificativa para muitos absurdos de extinção de conselhos importantes, redução de bolsas da CNPQ e CAPES e paralisação de obras públicas.

Redução dos gastos públicos: a definição básica que o Estado vai parar de colocar verbas em certos setores, dependendo da direção governo pode ser benéfico ou maléfico a sociedade. Quando para-se de colocar granas em privilégios para um avanço social como educação e democratização de serviços é legal, ao contrário é o que já estamos acostumados. 

Exoneração: a famosa de carta de demissão de funcionário público, ministro, embaixador, presidente de Estatal e até dos cargos mais altos do executivo.

Autoritarismo:  Qualifica-se o ato de um governo passar por cima de acordos/linha divisória entre poderes para poder intervir continuamente em assuntos que há conselhos, pastas e ministérios para a tratativa do assunto. Outro modo de ver é uso de força/chantagem para a realização de algum ato oficial em qualquer espaço comandado pelo governo. 

Congelamento dos gastos públicos: A PEC que leva esse nome fala sobre o controle fiscal dos recursos de cada ministério, impedindo que conforme resultado positivo aumente a verba mandada a um setor com a sua melhora e expansão.

Privatização: O ato governamental de se livrar de empresas Estatais por pressão interna ou externa em busca de alívio nas contas. Falácia que a gestão privada salva a competição do mercado e controla melhor os preços que o governo na sua atuação nos setores essenciais do governo.

Terceirização de atividade fim: O nível máximo de tratativa de terceirizar serviços chegando a uma indústria inteira como na contratação de serviços do segurança a cargos maiores. problemática relação de precarização da condição de trabalho e direitos no Brasil

Reformas liberais: As tais pautas importante de Temer e B., estas reformas buscam desmontar a estrutura que permitia certo conforto da classe trabalhadora como direitos em várias áreas. Mudanças na lei trabalhista(CLT), Previdência (INSS) regulação tributária e outros são medidas que buscam tornar o espaço socioeconômico mais aberto a entrada de ações do privado e estrangeiro.

Parceria público privados: Processos em que o Estado diz necessitar de ajuda para a construção e manutenção de obras públicas. No geral é o governo tentando acertar laços com empresas para ter apoio do setor empresarial nas eleições.

Concessão pública/ Concessão a empresa privada:  Contratos para a participação de empresas dentro de projetos de gestão pública como a TV, cuidados de posses públicas como Parques, zoológicos e etc.                    

Frentes Parlamentares: Conjunto político sobre interesse comum montado em uma das casas ou as duas para avanço de pauta que interesse a direita ou esquerda.

Analise de conjuntura: Visão geral sobre os problemas estruturais e sociais do pais em que o interlocutor põem sua opinião sobre a situação. 

Precarização: Queda de qualidade de serviços e cortes de verbas representam a diminuição do bem estar social da população geral, exemplos: benefícios cortados ou reduzidos, CLT com menor poder de proteção e indústria nacional exposta com vantagens a produtos externos. 

Ocupação: Termo cunhado na prática de tomada de terrenos improdutivos por movimentos organizados de moradia urbana ou rural como MTST/MLM/MST.

Paralização/greve geral: Ação de resposta ou repúdio ao governo de classes sindicais, mobilizando o maior número de pessoas para afetar a normalidade da cidade. 
 

Siglas: 


CPI: Comissão parlamentar de Inquérito - busca investigar situação crime ou movimento suspeito envolvendo parlamentares que exige assinaturas para ser aberto e tem seu próprio regimento.

CCJ: Comissão de constituição e justiça - tem o papel de analisar projetos sobre sua legalidade e execução antes de sua votação abertas nas casas legislativas do Estado.


                   É isso, pessoal 
                   Até a próxima 


Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio