Quinta do youtube #125: a narrativa secreta do youtube pt 1



                                       Olá pessoal 

                        O tema de hoje é entender a proposta do youtube como plataforma durante os anos que se passaram até chegar na milionária fábrica de entretenimento onde sua função é apenas controlar os usuários. A narrativa histórica da internet que se perpassa na histórias dos grandes canais e a representação dos momentos em que a internet variou suas diretrizes de base. 

Capítulo 1 - O início  


         Desde seu surgimento na internet, o youtube tem a mesma proposta de armazenar vídeos e ganhar em cima da publicidade que ele gera, pegando o embalo do começo da banda larga e fim da era da internet discada, atraiu o primeiro público da internet que foram jovens que tinham uma lacuna de expressão, disso antes da monetização e grandes audiências tivemos os primeiros canais que eram menos profissionais e funcionaram como espaço para mostrar suas opinião, trabalhos pessoais e que refletiam bem o seu público alvo. 

          A direção da plataforma neste momento foi o que se esperava de um site novo e inovador, colocou elementos atrativos no layout e favoreceu a proliferação de virais. A popularidade dos primeiros anos era como um clubinho do bolinha ou festa do pijama de meninas, era bem fechado quem tinha acesso a internet de qualidade para ver os vídeos por mais simples que fossem. Pensar que o combustível da época era a necessidade de um lugar de fala que a TV/jornais não davam antes de 2000, a liberdade de expressão e criar um ponto de vista jovem fez com que o youtube fosse por um tempo como uma utopia de revolução cultural. 

         Diferente da intenção de ser conhecido ou ganhar um trocado, a intenção de muitos dos nossos atuais criadores de conteúdo, temos os "velha guarda" que começaram como forma de se expressar e lidar com seus problemas, disso surgiram os primeiros vloggers do Brasil com as câmeras simples e apenas um monte de ideias que faziam sentido a época, falando de verdades do mundo com edições simplórias e influenciando uma geração que tem a capacidade de falar sobre tudo pela internet. 

              É isso, pessoal 
              Até a próxima 


             

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio