FHM #124: CBF e as datas FIFA



                                          Olá pessoal 

                      O tema de hoje é refletir a relação estranha da Confederação Brasileira de Futebol, a polêmica CBF com as datas FIFA(estabelecidas em 2002). Desde seu início a mandatária do calendário brasileiro não se importou de respeitar essas datas reservadas a competições e amistosos prejudicando o seu produto principal: Campeonato Brasileiro e a sua seleção como consequência.

                            A obrigação de parar seus campeonatos para que os clubes não sintam prejuízo em ceder os craques nacionais e internacionais para suas seleções era a expectativa que confederações cedessem com o advento do calendário oficial de partidas internacionais da FIFA. A maioria delas de fato, trata essas datas como pausas e  indisponíveis para os torneios de clubes tenham uma convivência saudável com as convocações de seus jogadores, ressaltando que isso é uma troca de favores como o pagamento por jogadores chamados a defenderem seus países e um seguro caso de lesão, as federações abrem mão das partidas e espaçam rodadas com um custo de não poder inserir micro torneios como super copas no meio da temporada, tradicionais antes dos anos 2000 como atrativos da TV em meio de temporada. 

                 Tratando de CBF, sucessora espiritual da CBD(Confederação Brasileira de Desportos) , sempre foi colocada como uma gestão que beirava o amadorismo como indica o número de formatos feitos e rasgados até o acerto que parece definitivo (financeiro e esportivamente) com os pontos corridos. Não é surpresa que o rabo preso com federações estaduais seja o impeditivo de redução definitiva das datas para a real adequação do calendário para que haja semanas livres para amistosos e competições continentais rolem sem clube algum reclamar do desfalque dos melhores jogadores. 

                              A promessa de 2020 sem atravessar Datas FIFA segue sem ser cumprida pois as rodadas não ocorrerem simultaneamente a seleção, continua a impedir da utilização do atleta em totais condições mesmo 2 dias após o jogo. A Copa América demandaria a pausa das atividades dos clubes e o que não vai ocorrer, desfalcando para valer os times que precisaram gastar mais em elenco para lidar com 10 rodadas com times mistos pela necessidade de usar os reservas em meio a mais de uma competição, a Copa do Brasil talvez esteja também em suas primeiras fases. 

                             A proposta é boa das Data FIFA, mas não resolve quando uma das partes envolvidas não se resolve com seus problemas internos, de fato é importante ganhar competições continentais como Copa América, Copa das confederações e até a Olimpíada tem seu peso para o nome do Brasil. Depois fica a CBF no meio do fogo cruzado entre times e seleção enquanto não aprenderem que é preciso se adaptar ao contexto mundial sobre essas datas. 

                          A sugestão do Blog para os Estaduais é diluir essas datas por mais tempo e fazer campeonatos de 5,6 meses competindo em segundo plano com Copas e o início do Brasileiro. O motivo é aumentar a vida útil do times  do interior e empurrar campeonatos como a Serie C e D até o mesmo encerramento da A e B. 

                               É isso, pessoal 
                               Até a próxima 

 

Comentários

confira :

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio

Crônica da semana: Bem vindo 2025