Quinta do youtube #136: Os melhores canais do ano


                                 Olá pessoal 

                     O tema de hoje é destacar alguns canais que fizeram bons trabalhos durante esta temporada de conteúdo, a lista vai ter categorias variadas e até mais de um nome para cada uma delas. O fator de escolha é a visão limitada pelos algoritmos ligados a minha navegação e preferências, o youtube se projeta de forma diferenciada a cada pessoa. 

Categorias: 


Apresentador 

     O nome mais interessante que apareceu estes tempos, Fabio Gomes do Omelete veio da renovação do quadro de apresentadores, tem seu quadro fixo além do rodízio do Hyperdrive que é diário no canal. O carisma e o perfil bem humorado do nerd contemporâneo, as piadas com Batman e Robin e os tops 10 de diversos temas que ressaltam o poder da cultura pop  e a memória afetiva.

Canal de futebol

     Desimpedidos fez um ano com quadros novos, expansão da Supercopa Desimpedidos, Superclássico e coberturas que fizeram um bom impacto. Mesmo sendo o maior do setor por aqui continua querendo crescer como Canal e fazer produtos interessantes

Jornalismo 

    Bob Fernandes saiu da Gazeta, o trabalho do seu canal em fazer continua analise política, a pauta de agrotóxicos com Larissa Bombardi, Professora da USP, foi excelente além das entrevistas. Merece o reconhecimento este ano  

Conversa sincera 

     Ellora tem o perfil de uma nova geração, novas preocupações e temas a ser abordados, tem nos vídeos menos roteirizados, sinceros a qualidade que já colocou Jout Jout como o canal favorito de todo mundo. Escutar uma perspectiva sobre a vida com a youtuber é uma experiência que cativa as pessoas 

Analise esportiva 

        Bruno Formiga e VSR  migraram para o youtube recentemente e a dupla tem canais separados ,mas tem o tom em comum sobre a visão global(Nacional e internacional) dos jogos e acontecimentos do futebol. Usando de dados e intuição, colocam opiniões não necessariamente óbvias, construídas através de argumentos cabíveis e próximos. 

Cotidiano

       Julio Cocielo já é um dos nomes mais conhecidos da internet BR, entretanto a crise da plataforma fez com que o conteúdo que ele produz é diversificado com o futebol, paternidade, video games e outros. Manter-se ativo é a regra para sobreviver, tocando 3 canais e fazendo algo bem equilibrado.

Humor 

      O Porta dos Fundos é a referência de muitos outros canais, a produção de especiais e vídeos continuamente em um bom nível de textos e roteiros. O prêmio é pela renovação do elenco, os bons temas abordados e por incomodar num mundo que as pessoas tem medo de satirizar pessoas que se acham intocáveis. 

booktuber

      O Vá ler um livro é um canal que tem uma regularidade dispersa, entretanto tem uma produção muito boa e estava envolvido na polêmica da Bienal como peça da distribuição dos livros. O trabalho de analise da literatura sem o viés clássico, porém usando o seu contexto sócio histórico e escolhendo autores escanteados.

música/cover 

      O jovem Dreicon produz e faz versões com outros canais de covers, tem sua carreira com EP e músicas autorias. O canal é atual, trabalha com sucessos do momento e tem uma preocupação com a qualidad.

Podcast 

     O poucas do Uol, atualmente locado MOV Show, é o programa de entrevista comandado por Cauê Moura em formato de Podcast feito com bom humor e conversado. O projeto é muito bom, boas ideias e com um formato ao vivo que dá certo.

vlog 

      Um dos canais mais ativos da geração Baby, os youtubers pais, Taci e Fer conseguem vlogar com habilidade em meio ao paralelo de cuidar de uma criança. Aspecto familiar que toma conta da plataforma segue comendo canais, entretanto não é o caso da Taciele Alcolea que cresceram no conteúdo diversificado entre comercial, viagem e cotidiano   


Novos formatos 

      O Formato de provar, comparar e episódio as cegas fizeram sucesso, dois canais que fizeram muito bem isso: Ana Maria Brogui e TPM por Ju Ferraz. O Brogui reviveu seu canal pedindo comida por Delivery junto com a Jhenny e o TPM produziu o experimentando que é engraçado, produtos diferentes e chamando atenção.

                    É isso, pessoal
                    Até a próxima  




Comentários

confira :

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio

Crônica da semana: Bem vindo 2025