Quinta do youtube #143: a plataforma do cotidiano
Olá pessoal
O tema de hoje é a função que o youtube adquiriu com o tempo, a rotina que para qualquer esforço comum em busca de um vídeo entramos na plataforma que se tornou mundial e criou um título para criador próprio. Quinze anos após a compra e o crescimento da companhia, nenhum rival se estabelece com tanta força no dia a dia como o marca que tratamos nessa coluna pois sejam Dailymotion, Vimeo e até outros sites parecidos locais tem dificuldade para ter o mesmo público.
A vida tem dois parâmetros que é antes de youtube e depois dele, não existia a plataforma definida para que as pessoas fossem publicar algo, desde a distribuição e da interatividade eram coisas que não se viam, e nesse segmento surgiria esse projeto ambicioso de uma nova forma de publicidade. Em paralelo a isso, os primeiros virais como a personalidade que já teve em seus principais nomes dos primeiros anos de sucesso fez com que se popularizasse com os jovens, crianças e até os mais velhos tem o hábito de consumo na internet de ver vídeos dentro da plataforma.
Fora do âmbito comercial, a capacidade de agregação dos diversos nichos foi um movimento bem natural que resultou em diversos públicos se unindo em audiência que agrada patrocinadores e criadores. O universo de ideias que compõem a home do youtube expressa como a diversidade de conteúdo é a marca do que se pode encontrar quando se faz uma busca após longos processos de aperfeiçoamento do algoritmo e escolhas editoriais. Muitas dessas decisões foram polêmicas como o afastamento de polêmicas, bloqueio de conteúdo de terceiros e abatimento de distribuição de gigantes canais.
Os tipos de vídeos que circulam são dos mais variados como memes a verdadeiros medias metragens de uma hora com conteúdo muito sério, para fazer rir, chorar e aprender temos efeitos positivos e negativos na exposição da vida das pessoas. O ato de simplesmente rodar o feed virou uma experiência pessoal, indicando a partir de gostos as sugestões que impressionam o mais distraído dos usuários. A ideia final é algo interessante, muitos fatores vem de ferramentas que são questionáveis, entretanto gera um habito difícil de mudar na internet como conhecemos hoje.
O objetivo do texto é construir a imagem que eu tenho da plataforma, não é apenas boa, mas é algo que é grande, diversas matérias aos longos dos anos tem falados de concorrentes que podem derrubar a liderança ampla que nunca se realiza. O poder de se instalar no dia a dia do internauta foi uma constatação de quase 15 anos, mudar o modo como as pessoas pesquisam coisas e digitalizando coisas banais como receitas e manuais traduzidos em vídeos curtos como ser lugar de vídeos teóricos absurdos como os produzidos por Felipe Castanhari, Pilulas e outros. A plataforma em meio a crises continua a ter decisões acertadas sobre a experiência de quem o utiliza todos os dias.
É isso, pessoal
Até a próxima
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Se expressem , gritem , cornetem , comentem
Grato , blog 2 cabeças viajantes