Noob Cronista #2: Zumbi e a massificação da violência

 


     Olá pessoal

     O monstro mais coletivo do nosso imaginário, o zumbi, apresenta a questão da massa de inúmeros mortos vivos como ameaça ao resto da humanidade. O gênero de horror de sobrevivência criou este mito no mundo virtual, ser colocado contra parede por mais inimigos que pode abater.

    TLOU quebrou a tradição ao inserir os infectados do fungo que tem características próprias, entretanto se baseia no medo que os zumbis criaram e nesta sociedade do medo e da sobrevivência. Um clássico e uma novidade movimentam o gênero até hoje com Resident Evil e Days Gone, retratam os monstros e o efeito de horda com perfeição, fazendo a observação de que o zumbi deixou de ser o foco de RE nas gerações atuais com a entrada de combates a outros seres sobrenaturais mais espertos e humanos.

     O morto vivo sem cérebro, comedor de gente é a metáfora de uma massa de manobra que geramos por alienar da sociedade e sua realidade. Temos medo de grupos que são cegos e furiosos, engatilhando num mundo violento onde precisamos de proteção de armas ou fortalezas para sobreviver.

  O que esta por trás de toda fantasia: o medo do avanço de uma grande  irracionalidade que possa engolir os poucos despertos da humanidade. A questão da vida pode ser possível após todo mundo enlouquecer?

 

Comentários

confira :

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio

Crônica da semana: Bem vindo 2025