De Olho Neles: Consumo, economia e bem estar

Olá pessoal 

O tema de hoje é a ligação entre popularidade e bem estar financeiro para consumo, ou seja, o peso do custo do dia a dia para uma leitura do que é um bom governo, independente de posição extremas e decisões polêmicas. Falar de economia na prática é entender a equação que faz o alimento e os serviços acessíveis, e como fatores muito difíceis de explicar travam o desejo de tornar mais barato um item da cesta básica no Brasil. 

A origem de crises internas seja por aqui ou nos Estados unidos, o sentimento popular de que a condição de vida se deteriora seja um desafio de equilíbrio de ações entre posicionamentos globais e políticas internas de bem estar social. Imaginando o momento atual, a retomada econômica do gestão do Haddad tem passado por dificuldade em conseguir agir sem as retaliações de grupos opositores que impedem as saídas mais óbvias contra o aumento de preços ou da flutuação do Dolar no peso de escala industrial. 

Nos Estados Unidos, a maior carta na manga além da tendência ao extremismo de Trump, os custos de vida estavam bem estáveis e isso fez com que além de uma política externa que agrada aos fãs mais extremos do homem laranja,  o povo estava comendo bem. Críticas que podem ter passado na gestão Biden que tentava equilibrar os auxílios mínimos do Estado, como tempos mais tranquilos para imigrantes que fazem a força de trabalho nos postos de trabalho braçais.

Quer dizer que em campo democrático, a noção de segurança social em consumo e a sensação do bem estar coletivo é um ponto que apaga muitas das cagadas de ações globais, governos que são mais autoritários que garantem o mínimo são mais bem vistos do que gestões mais abertas que tem problemas econômicos graves. Hoje e sempre, pesa o bolso na hora do voto, não quer dizer que devemos manter governantes ruins que tem apenas boas políticas de controle de preços, porém a atenção aos problemas externos deve ser tão grande aos problemas do dia a dia, não devemos abandonar nossos ideais em troca de pão e circo. 

É isso, pessoal

Até a próxima 




Comentários

confira :

Bob Marley o Pensador !

TV Aberta um verdadeiro lixo televisivo