10 Fatos urbanos da cidade de são paulo #parte2

   Nessa 2° parte , os outros 5 topicos citando os problemas de são paulo , uma cidade grande e problemas gigantes por sua natureza .



  6° Fato : Engarrafamentos, congestionamento e transito,  por que todo dia ?
     A cidade de São Paulo é grande ,famosa e importante , mas voce que não mora aqui não sabe o inferno que é o transito de São Paulo , filas e filas de carros parados e horas perdidas no transito.A rotina de quem convive com os nosso problemas diarios de São Paulo involve se atrasar pro trabalho , ligar pro chefe e ainda tem aquele dinheiro descontado , quando cai aquela chuva voce não
sabe se vai conseguir chegar em casa  , temos alagamentos em pontos estrategicos da cidade ferrandocom todo mundo no caminho e muitos outros problemas.
    Os horarios de pico como são conhecidos são os horarios de pior transito na cidade e é nessemomento que se tem as maiores engarrafamentos ou congestionamentos como queira por um simples motivo é o horario que se concentra o maior movimento da saida do centro seja de carro ou onibus .
O movimento diario de são paulo ja é grande com a grande massa trabalhadora pobre nos transportes publicos e os trabalhadores com carros que toma o transito  quando se concentra nos horarios de pico se torna um problema muito grande e ainda com uma frota de carros tão grande em são paulo .
    Outro fator é que a cidade não tem estrutura urbana para ter tantos carros : vias mal planejadas,excesso de carros por morador , poucos acessos para as areas principais da cidade e vias mal conservadas . Há outros coisas a se falar mas , fica muito pra um topico só .

7° Fato : A qualidade dos serviços é duvidosa e os preços abusivos
    A cidade de são paulo é bem alto custo de vida para se morar aqui e isso inclue todos os serviços alem do oferecido pelo governo . O numero de impostos e taxas que nos arranca boa parte da nossa renda são grandes e por tudo que pagamos não temos serviços  publicos e parcerias publico - privadas funcionando dignamente aqui na cidade de São Paulo . Um dos exemplos que ja citei são as escolas e a saúde , outros exemplo é a a burocracia do sistema como a do INSS , com os que querem se aposentar , outro ponto é a demora de serviços ou quando não são executados gerando muitas reclamações no PROCON , o direito do consumidor não é respeitado  como nos casos do telemarketing , entregas não realizadas , mal atendimento e etc .
   Uma das coisa que indica a má qualidade do serviço  é a constantes denuncias da falta de medicos nos postos , negligencias em serviços publicos ,materias veiculadas por todos os canais de TV mostrando falhas das principais reclamações dos Paulistanos .
   Os serviços basicos e rotineiros deviam ser melhores em respeito a população ,mas parece quanto mais pobre pior fica e é onde mais se precisa . O governo gasta com rico e pouco gasta no que sua
população mais pobre mais necessita .  

8° Fato : 2 cidades em 1 : Uma cidade para a Elite e outra para Povão
   Essa cidade é dividida por 5 zonas : norte , sul , centro ,oeste e leste ,mas existe uma divisão socialque separa os ricos e a estrutura de vida ; os pobres e as suas carencias sociais . A elite paulistana que sempre teve poderes em relação ao seu "   Status social " mais a situação imobiliaria que afastou os pobres das areas centrais, levando a morar na favela ou invadir terrenos gerando moradias de  risco e o grande X da questão é que morar em SP é extremamente caro jogando eles pro pior canto possivel da cidade . Isso é um fator que gera a violencia urbana tanta temidos pelos Playboys e
Madames por ai .
   Um exemplo dessa divisão é quando passamos por um bairro de gente rica Higienopolis e um bairro como São Mateus fica chocante a diferença da estrutura e aeficiencia dos serviços dessas regiões , um exemplo que eu ( Miyoshi ) ja presenciei  : o lixo acumulado numa calçada aos montes e quanto no Bairro de rico voce ve as calçadas limpas e o caminhão de lixo passar na hora ,muitos
serviços como internet , assistencias tecnicas , entregas ,entre outros não chegam nas favelas e se  chegam é precario .
   A cidade de são paulo é para poucos e não atende ao povo que sofre para manter essa cidade rica e famosa , é assim que  a cidade é ,mas  tambem ocorre em outros lugares .

 9° Fato : Cidade suja:  muito lixo ,enchentes e a falta de educação .
    Uma cidade grande como SP que cresceu de forma desordenada para tudo que é lado tem um problema cronico de limpeza , não é facil atender todas as regiões metropolitanas onde a cidade não se integra os serviços basicos . O Estado faz a coleta do lixo em boa parte de São paulo mas , deixa areas muitos pobres e distantes sem atendimento onde se acumula montanhas de lixo causando mau cheiro , contaminação e o pior as Enchentes carregam boa parte deste lixo .
    O cidadão tem sua parcela de culpa nessa historia , boa parte desta população que vive aqui  tem pequenos maus habitos que se repetem diariamente sujando vias publicas e assim fazendo parte da grande massa de lixo que entope bueiros e coisas mais . O fato das pessoas não reciclarem leva ao lixões e aterros lotados de lixo sem utilidade , se as pessoas reciclassem parte deste lixo não existiria e a cidade estaria bem mais limpa . O fato cultural de  jogar lixo na rua , descartar moveis
 velhos e por ai vai pode ser mudado e tornar a cidade bonita e limpa.

10° Fato : Estado ausente : surgem cracolandias e favelas em areas de riscos .
   O Fato de se viver em uma cidade tão grande e a politicas publicas não se atualizarem para a população que temos por aqui , sofremos com o centro da cidade decadente onde é perigoso se morar e afasta mais a população para os extremos da cidade . O centro desvalorizado vira terra de mendigos e viciados em especialmente crack que por ai vagam e até roubam pela droga . O problema é tão grave que não há espaço para tratar todos e nem se retirar os viciados . Outro ponto é como as pessoas sem condição de pagar aluguel e muito menos a casa propria se afastam da cidade , indo cada vez mais para o suburbio e a região metropolitana do Estado .
   Este são 2 problemas de alguma forma associados em relação ao centro , no geral a falta de moradia é um pouco da especulação imobiliaria e a pobreza , as favelas onde muitos moram em area
de riscos são a falta de fiscalização e as invasões .

sugestões e se quiser denunciar os problemas da sua cidade é so mandar um email no:
erickmiyoshi_rocks@hotmail.com ou no twitter : @miyoshi_niceguy
um abraço

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio