Uma década de muita evolução tecnológica


O avanço tecnológico no Brasil e no mundo nos últimos dez anos é impressionante, a primeira década do século 21 foi caracterizada por inúmeras descobertas no mundo tecnológico e pelo crescimento em grande escala de objetos cada vez mais sofisticados e também pelo desenvolvimento da (World Wide) Web.
Era muito comum há dez anos ver pessoas circulando pelas ruas do país com celulares enormes, os populares tijolões. Os computadores eram com pouca memória e capacidade de processamento e um designer não muito agradável. Os aparelhos de som (em sua maioria) não tinham toca CDs embutido, mas sim um aparelho semelhante há um vídeo cassete que reproduzia os CDs.
Ao longo da década a tecnologia no país foi se desenvolvendo muito rapidamente, o mercado de informática cresceu muito, surgiram novos softwares cada vez mais modernos, o que contribuiu largamente para que os outros dispositivos e eletros se desenvolvessem. Os computadores ficaram cada vez melhores, o designer evoluiu muito, o que antes eram brancos, exagerados no tamanho ficaram fininhos. Surgiram os monitores LCDs e Leds a exemplo das TVs que também evoluíram no designer e se tornaram cada vez melhores e maiores, com uma qualidade de imagem que esta a cada dia mais perfeita.
Os aparelhos de telefone celular é um dos dispositivos que mais evoluíram, de maneira impressionante, os tijolões já não existem mais circulando pelas ruas, hoje em dia existem modernos IPHONES, PALMTALKS, BLACKBERRYS. Esses dispositivos estão cada vez melhores é possível executar inúmeras tarefas com eles, desde usa-los como simples aparelhos, ou até acessar internet e usar como GPS, entre outros recursos.Fato este que boa parte da população não imaginava há 10 anos.
O popular vídeo cassete de tamanho exagerado deu lugar ao compacto DVD e mais recentemente surgiu o Blu-ray que é melhor e mais moderno do que o DVD. Os aparelhos de som também se modificaram muito no tamanho, sendo que se tornaram bem mais compactos, na potencia que se tornou muito maior e o designer evoluiu. Os aparelhos de telefone fixo que só existiam com fio, evoluíram e passaram a ser sem fio o que facilitou muito a vida das pessoas pela facilidade de circulação dentro de casa ao falar ao telefone.
Dentre todos os avanços tecnológicos no Brasil na ultima década o que mais evoluiu foi o acesso a Internet. Não era muito comum no inicio dos anos 2000 a população ter acesso a Internet, pelo fato do alto preço que era pago pelo acesso e também por que boa parte da população não tinha computador. Ao longo da ultima década esse fato mudou completamente. Surgiram inúmeras lan houses pelo pais, os planos de acesso a Internet passaram a ser mais divulgados e os preços diminuíram, o que despertou o interesse da população. Inicialmente essa Internet era discada, mas pelo fato da tecnologia ser muito rápida na sua evolução, surgiu a Internet Banda Larga, que atualmente é a mais utilizada pela população.
Dez anos se passaram lá se foi a primeira década dos anos 2000, ficou marcada no Brasil por toda a mudança que ocorreu no cenário tecnológico. A evolução foi tão grande que boa parte das pessoas nunca pararam para pensar como dez anos passam rápido, como as coisas evoluíram, enfim o tempo não para, tudo evolui a prova disso são os últimos dez anos. Fica a pergunta e daqui uns cinquenta anos como estará? Esta pergunta só o tempo vai nos responder e quem viver verá.

Escrever é parar por um minuto e olhar para o passado e enxergar as mudanças!

Por: Samuel Lucas(@samuellucas1)

Comentários

confira :

os pontos positivos e negativos da Olimpiadas RIO 16

Culturapop em analise #90: O que o público quer ver no cinema ?