Em tempos de vestibular (PARTE-FINAL)-O ENEM

Calma pessoal são só 180 questões e um texto



   Como todos já sabem ou deveriam saber, acontece neste fim de semana nos dias 22 e 23 de Outubro o Exame nacional do Ensino Médio (ENEM). Esta prova é o maior vestibular do país, sendo por este motivo temido por boa parte das pessoas, quando se fala nele muitos já começam a se sentir aflitos, entrando até em desespero. Porém se todos pararem para analisar com calma não há por que ficar desesperado.

   O Enem é basicamente um sistema 90,90 mais dissertação, tudo isso divido em áreas especificas. O método adotado pelo MEC é visto por muitos como muito difícil ou até impossível, ou seja, um dos maiores problemas causados pela prova não é apenas o seu grau de dificuldade, mas sim o pensamento negativo dos vestibulandos em relação a ela; nem a fizeram ainda e tiram conclusões precipitadas de algo que não possuem a mínima ideia de com será. E quando chega o momento de fazer a prova, a preocupação assombra todo o psicológico da pessoa e consequentemente fica sob pressão.



   Um dos fatos mais comuns são os estudantes pensarem de todas as formas que o ENEM tem o objetivo de reprova-las, com isso acaba por criar um agravante. A parti desse momento o candidato pode ficar com raiva, medo, negativismo, e até mesmo falta de atenção, quando ele ver uma questão de um nível mais elevado, não a analisa direito e marca qualquer alternativa, pensando que é impossível de resolvê-la. Outro fato comum é a pessoa ficar presa na questão por um bom tempo, com isso as horas passa e nada de achar a resolução. Isso poderia ser evitado se o candidato estivesse mais tranquilo.
   O principal problema é a ansiedade que a prova gera sobre os estudantes, a expectativa é enorme, todos querem entrar na faculdade, a maioria tem medo da prova e veem como muito difícil. Esses fatores interferem diretamente e proporcionalmente no psicológico, gerando uma pressão enorme para conseguir uma grande nota custe o que custar. Com isso as 180 questões e a redação se tornam monstruosas. As alternativas difíceis causam desespero e duvida, as fáceis ocasionam erros bobos que poderiam ser evitado com um pouco mais de atenção.

   Com tudo isso se percebe que o Enem não é toda a monstruosidade que parece ser. É inegável dizer que o nível das questões é alto isso é fato. Mas vale ressaltar que nenhuma prova é constituída apenas de perguntas difíceis, todas as opções são bem divididas em fáceis, médias e difíceis. O MEC não tem o objetivo de reprovar o aluno, o intuito do exame é testar os conhecimentos do candidato. Se todos pararem para pensar bem, essa é a melhor maneira de entra na facilidade, pois esse vestibular cede vagas em muitas universidades.


    O Enem é difícil? Sim, mas o que na vida é fácil? Quase nada. A base para se darbem na prova é ter calma, faze-la sem desespero, não coloque uma ideia negativista em sua mente, pense positivo, não crie expectativas do que você não pode afirmar ao certo, use todo o tempo que tiver, não precisa ter pressa para terminar a prova antes da hora.

Abaixo precedem algumas dicas importantes para o ENEM.



 ü  Procure não errar as questões fáceis, por um único motivo: as fáceis devem ser acertadas, pois o MEC considera como fundamental você saber resolve-las. Se você certar uma questão difícil e errar uma fácil, você perde meio ponto na questão que acertou, pelo fato de ser considerado como chute.
 ü Nunca, mais nunca mesmo confie em gabarito. Você pode ter um desempenho ruim segundo o gabarito, mas na prova do Enem ele não vale muito, exatamente pelo motivo citado acima. Você pode ter acertado varias questões, porém se você tiver acertado só questões difíceis e errado as fáceis, automaticamente perde pontos. Portanto mais vale acertar um número de questões variadas, do que apenas as difíceis em grande quantidade.
    ü Não fiquem presos as questões difíceis, elas só causam transtornos, e você perde muito tempo nelas, e tempo é uma coisa que não tem
   ü Segundo matemático o tempo médio para resolver cada questão é de aproximadamente 3 min, então se não sabe a resposta de uma, pula para outra
   ü Preste muita atenção nos enunciados das questões. Os enunciados são o que vem abaixo do texto base.
   ü No segundo dia faça o rascunho da redação primeiro, antes de resolver as questões, ela é muito importante e vale 1000 pontos. Passe ela a limpo quando estiver faltando cerca de 1 hora para prova acabar.
   ü Esse ano na prova de redação você não pode copiar nada do texto base, por favor, não se esqueça disso. Lembrando que o texto base é aquele pequeno texto que vem dizendo tema da sua redação.
   ü A redação pode ser escrita tanto na primeira pessoa, quanto na terceira pessoa.
   ü Se for chutar, tenha coerência analisando a questão da melhor maneira possível. Nasquestões de matemática observem bem os números e cuidado para não colocar um resultado exorbitante.
   ü Tenha calma que tudo tem a hora certa, você pode não saber muitas questões, mas acredite se tiver que ser a sua hora de entrar na faculdade, vai ser. Tenha fé e confie em Deus ele esta com você em todos os momentos. Acredite e boa sorte tenha todos uma boa prova.


“Nada te perturbes, nada te espantes, tudo passa só Deus não muda, a paciência tudo alcança. Quem a Deus tem nada lhe falta só Deus basta”.

 “Segura na mão de Deus e vai...”

“Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus”

@samuellucas1


Comentários

confira :

os pontos positivos e negativos da Olimpiadas RIO 16

2C Indica: Lyrics training.com/ Lingoclip(App)