Tá tudo errado nos programas esportivos




Diante dos atuais acontecimentos televisivos a cerca de esportes principalmente o futebol resolvi escrever esse texto sobre a falta de incoerência e imparcialidade nos programas esportivos, principalmente os de nível nacional. O que acontece atualmente ou sempre aconteceu é que os programas esportivos como, por exemplo, Jogo Aberto, Terceiro Tempo, Rede Tv Esporte entre outros só sabem falar do eixo RJ/SP e o resto dos times simplesmente não tem espaço.
Sinceramente não entendo o porquê existe essa falta de imparcialidade na TV, é nítido que os times do Rio e de São Paulo tem uma cobertura a nível nacional que chega a ser exorbitante de tão grande que é. E nessa história toda, os times do RS, MG, BA, PR, GO, SC entre outros estados não tem espaço algum em programas nacionais, é lamentável esse fato, pois a série A e B não é feita só de RJ e SP, mas sim de muitos estados.
   O problema não é o fato dos times de Rio e São Paulo terem mais cobertura nacional que os demais, o grande fator negativo é: por que os programas nacionais tem que ser praticamente dedicado a eles? Aonde entra a imparcialidade nessa história? Eu não tenho nada contra os times desse eixo querido da Globo, Band, RedeTV e etc, porém não quero ter que aguentar no meu estado a todo momento noticias de times de fora, é chato, não me interessam noticias de lá, pelo menos não a todo momento como é passado na TV, ou seja eu penso que os programas nacionais poderiam se mais abrangentes, e não se limitarem a apenas dois estados.
   Fico me perguntando se os programas nacionais só sabem falar de times de São Paulo e Rio de Janeiro, por então não viram logo programas regionais? Até onde eu sei o nome nacional refere-se a Brasil e o país não é apenas dois estados. Quando ligo em programas tipo o jogo aberto eu fico perplexo só falam de SP, nesse programa até os times do RJ tem pouco espaço, mas o Corinthians, por exemplo, chega a ser uma piada do tano que falam sobre, e quando tem uma entrevista coletiva de times de SP, sempre estão lá. O terceiro tempo é outro que já foi bem melhor quando era na Record hoje se limita apenas a SP, é chato ver Neto e Dr Osmar enchendo a bola do Corinthians e fora os demais times de SP e só, pra que passar um programa desse em rede nacional? Pra que hein Bandeirantes?
   Eu entendo que os times de SP e RJ têm torcida em todo Brasil e os torcedores de seus times querem ter informações sobre eles, não sou contra que noticiem sobre os times de lá, eu não sou a favor é da maneira como noticiam, tipo para eles só existem os times desses dois estados tanto que a maior parte do programa é sobre eles, os outros no máximo mostram os gols e pronto não falam mais nada.
    Ainda sobre os programas esportivos agora entrando um pouco no âmbito regional também são nítidos alguns erros, por exemplo, no meu estado MG, aqui a imprensa pensa que só existe Atlético, Cruzeiro e América que são times da capital, a maioria dos programas só noticiam acontecimentos desses três clubes, os times do interior ficam completamente esquecidos, não tem espaço, falta abrangência, ou seja, fazem aqui com os times do interior, o que a imprensa nacional faz com Atlético e Cruzeiro, ou seja, é preciso haver mudanças nesse aspecto, futebol é constituído de um todo e não apenas de quem a mídia considera maior, ou melhor.
Um modelo de programa que considero muito interessante é o Globo Esporte, cada estado tem o seu, assim as informações sobre os times ficam melhor distribuídas, os programas nacionais infelizmente não tem um formato legal, não são abrangentes e imparciais. A imprensa nacional precisa mudar essa visão bairrista que possui, não é por que as sedes das emissoras se encontram no Rio e São Paulo, elas precisem necessariamente falar só sobre os times desses estados. O mesmo vale para imprensa regional, não é por que os times da capital são maiores que se deve falar mais sobre eles, pelo contrário é preciso noticiar sobre todos e noticiar com qualidade e credibilidade.

Autor: Samuel Lucas

Comentários

  1. concordo plenamente com vc, liguei a tv agora e puis na record e eles na quele programa esporte fantastico só falam de SP. Que raiva, meu time (Vasco) tá na final do turno contra o Bota... e eles só falam de SP.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se expressem , gritem , cornetem , comentem

Grato , blog 2 cabeças viajantes

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.