Construindo Albuns - cap 2 #Letras


    Ola Pessoal , como vão ?
   Hoje falaremos nesse segundo capitulo das letras das musicas que fazem parte do álbum . Elas São parte da mensagem  do disco , que são a Melodia ( Caso de Bandas Instrumentais ) , Visual como a capa,encarte  e a parte da letras que vamos falar hoje que sintetizam o sentimento , revolta , criticas e tudo que puder descrever .
    O processo de composição do Álbum é feito de formas diferentes e por integrantes diferentes juntos ou separados que tem suas influencias ou gostos musicais . Dentro das bandas ocorre de ter sempre um compositor principal ou uma composição conjunta das faixas que farão parte do futuro CD , muitos álbuns são escritos em turnês ou em estúdio em cima da hora .
   O processo pode ser feito de varias formas e esta sempre aberta a participação de gente de fora como musicos amigos ou convidados . Dentro do disco nem toda musica é escrita pela banda existem  colaborações  de outros músicos como acontece no CD do Gloria; (re)nascido . do Replace: O Fim do Furacão  e de muito outros artistas nacionais.
    Alguns discos tem uma clara inspiração como uma cidade , uma trilha sonora , uma obra social e até uma opera rock .  Num caso mais recente cito o Aleluia do Cascadura como um retrato da bahia nas letras , terra natal da banda lançado em 2012 , outro que marcou epoca foi o Sobrevivendo no inferno dos Racionais Mc's com letras com forte critica social e tambem temos de citar o American Idiot do Green day como uma opera rock de 2004 que tem uma narrativa ao longo dele .
     No geral a composição do album pode ser demorada tanto quanta rapida dependendo da banda . A casos que se produz muito e muito rapido como a produção deste album durar uma decada como o Chinese democraçy que virou lenda , o tempo de criar um album é variavel ja que é um processo pessoal de cada grupo . No entanto o mercado sempre acaba por padronizar o tempo entre cada album seja por pressão ou por necessidade de não ser esquecida .

  Por @Miyoshi_niceguy

Comentários

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.