Profissões : logistica desenrolada

   


   Wesley, falando,Como vcs  vão ?

   Vamos falar um pouco de Logística?
      É um tema bastante interessante. Digamos curioso para muitos que vivenciam, mas, ao mesmo tempo, nem imagina o que venha a ser. Vou começar falando que você ao acordar, levantar e ir até o banheiro da sua casa, já é um processo logístico. Sair da sua casa ao trabalho, pegar o ônibus entre muitas outras etapas do seu dia a dia. Muitos acham que logística é só transporte: Ah, eu vi um caminhão transportando mercadoria para determinado lugar. Ah, eu vi um caminhão descarregando mercadoria na loja “x”.
E não é bem assim… vamos entender?
           
     A Logística é a área da gestão (administração) responsável por fornecer recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades da empresa.

    Entenderam? Vou explicar melhor:
                     
   Logística é uma das áreas da administração que cuida do transporte, armazenagem e o fluxo das mercadorias dentro de uma organização :  
-”Wesley”

Compartilhar este conhecimento, é um desafio. Me formei na área este ano em julho e posso dizer que é muito complexo. Não se trata apenas de uma tarefa, são diversas etapas. A logística se comunica com todas às áreas da empresa e o seu principal objetivo é a diminuição dos custos. É claro, sem perder a qualidade no serviço.

São usadas diversas ferramentas logísticas. Entre elas cito 3 que mais me interessou:

WMS (Warehouse Management  System) – Sistema para gerenciamento de armazém.
 – Tirando o máximo de proveito de seu estoque!

TMS (Transportation Management System) – Software do processo de distribuição.
 – Acompanhando toda a operação de transporte de forma integrada!

ERP (Enterprise Resource Planning) - Sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema.
 – Em outras palavras, a logística integrada: Compras, RH, finanças entre outras!

Algumas curiosidades:

Antigamente os líderes militares usavam muito a Logística… seja para transportar os suprimentos (medicamentos, armamento e equipamentos). Definir rotas em pontos estratégicos, onde houvesse água potável.

Há algum tempo atrás não se ouvia falar muito no nome “Logística”. Era exigido formação universitária em engenharia. Não havia cursos e nem graduação tecnológica ou pós-graduação específico da área.

6 de junho – Dia da Logística;

Espero que tenham gostado! É um prazer poder estar aqui desenvolvendo ideias e compartilhando opiniões sobre os assuntos que nos rodeiam.

Fico à disposição para dúvidas ou interesse em conhecer melhor sobre os processos logísticos.


Wesley 



 Até a proxima , abraços 

Edição e Revisão : @miyoshi niceguy

Comentários

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.