profissões : o professional do TI

 



Wesley Falando :

     Ah, mais uma profissão que abordaremos. Estão gostando desta series de textos sobre profissões neste formato ?

    Hoje o assunto será sobre o Profissional de TI.

Primeiramente, o que faz um profissional de TI?
     
      Dentro das organizações, o profissional de Gestão de TI realiza diversas tarefas. Como:
Administrar a infraestrutura física e lógica dos locais informatizados; Definir regras de utilização de sistemas; Gerenciar os recursos humanos participantes das tecnologias da informação; etc.

       Nas empresas atuais, com padrão tecnológico, o gestor de TI terá a função de prover sistemas e tecnologias para otimizar a gestão da organização. Enquanto que nas empresas com maior tempo no mercado, o profissional de TI dará suporte e definir estratégias empresariais, ideias, inovações, e ainda colabora com a criação de novos formatos de negócios.

        Antes o profissional de TI conhecido como o “cara da informática” era o profissional procurado apenas para reparos quando a internet caia ou a impressora parava de funcionar.
Hoje, com o mercado em crescente expansão para a área tecnologia, o gerente de TI explora e aperfeiçoa as tecnologias, fazendo a conexão entre a ferramenta e a estratégia de negócios.

        Hoje no Brasil esse mercado emprega 1,3 milhão de pessoas e, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de tecnologia da Informação e Comunicação, 50 mil postos de trabalho estão esperando por um profissional qualificado. A expectativa é que nos próximos quatro anos o Brasil vá precisar de 750 mil profissionais de tecnologia.

     Para você que busca esta realização, geralmente se estudam oito horas por dia, durante oito semanas. Onde você aprenderá sobre algoritmos, desenvolvimento de web, inteligência artificial, internet como um todo e também como mostrar a importância da tecnologia no mundo dos negócios.


Vou deixar 5 dicas necessárias para alcançar as melhores posições no mercado de TI:

  • 1° Dominar outros idiomas.
    • Esta dica estará sempre atrelada em tudo o que você almejar para seu plano de carreira.
  • Na área de TI, é de extrema importância para assumir posições em empresas multinacionais.

  • 2° Criatividade sempre.
    • Em um mercado cada vez mais competitivo e visto pelos altos desafios, o profissional de TI assim como vendas, e marketing no qual citei anteriormente no blogger, poderá assumir esta responsabilidade de inovar e demonstrar todo o seu conhecimento para traçar novas alternativas.
  • Relacionamento interpessoal.
  • Todas as organizações buscam está habilidade nos profissionais da nova geração. Você terá de trazer melhorias para o relacionamento e interações com os outros e com o ambiente ao seu redor. Este conjunto é chamado de Soft Skills.
  • Inovar, e se renovar.
    • Buscar novas maneiras de se envolver com o que está acontecendo no mundo. Estar aberto a novos conhecimentos é importante, pois o mercado tecnológico está em ascensão.

  • 5° Ser analítico.
    • Ou seja, avaliar os riscos em cenários onde a inovação tende a ser a primeira alternativa.


        Espero que tenha gostado. É apenas uma base para você que trabalha ou pretende saber mais sobre o ramo tecnológico.

Conheça cursos na área de TI:





Links relacionados ao conteúdo durante sua elaboração:





wesley 
edição e revisão : @miyoshi_niceguy

Até a próxima , pessoal

   

Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista