por que temos o dia da Consciência Negra no Brasil ?

  
   Olá , tudo bem ?
   
    No próximo dia 20 de novembro , domingo é o Dia da Consciência Negra , instituído em 2003 de forma oficial como feriado facultativo , a data lembra a figura  de Zumbi dos Palmares ,a data é seu aniversário , além de toda a luta em um dos maiores dos quilombos que existiram na época da escravidão, a Republica de Palmares  e a reflexão da situação atual do Negro no Brasil , suas lutas e vitórias , o dia costuma ser marcado por eventos culturais e atos em defesa os direitos que ainda são privados aos Negros .
   
   A importância da Data não é mensurável em um feriado , todo o contexto histórico que carrega para essa população que é maioria , ocupa a periferia e luta todo dia contra as dificuldades sociais , invisibilidade . A cada ano , usar o momento maior de reconhecimento , para tentar buscar holofotes a temas que interessem a todos como cotas , genocídio da população negra e um atual que é a exigência da presença da história afro-brasileira nas escolas , junto no currículo escola na matéria de História ; A contramão da vida cotidiana que nos cerca de uma cultura americanizada , admiração a brancos ,europeus e até asiáticos , o Negro é lhe dado um dia para que exista na mídia , sem ser nos programas policiais , aparecendo nos jornais e falando de suas lutas , o resto do tempo , volte ao favela e fique por lá .   
    
    Outro fator é o reconhecimento da dívida histórica do país com os Negros , já que afinal séculos de escravidão , depois teve um isolamento social e jogados as favelas , dai a situação dele até hoje . Discutir cotas raciais , preconceitos e dificuldades no mercado de trabalho são pautas que são parte da herança negativa de todo o abandono que tiveram ; O fato de ter que criar uma data para poder ter esse orgulho identidade é só a ponta do iceberg nas disputa pelo igualdade ou mínimo para que a inclusão social realmente ocorra .

    A cultura do Negro tem uma forte influência aqui ,porém ela não é aceita desde as religiões de matriz africana , suas festas , musicas e isso reflete o espaço que vai ocupar na mídia . Jogados pelos cantos da cidade , os espaços culturais que promovem o estilo de vida seja com funk ,rap , sarais e outras coisas da cultura urbana , refletem da periferia o desejo de ser visto , seus orixás  respeitados  e enfim ter seu direito de se manifestar livremente sem que isso traga o tratamento hostil as tranças , blacks , girias , musicas e o direito ao culto .

    Concluindo , a razão de ter que existir o dia da consciência negra é promover uma cultura , debate sobre os pautas necessárias , dar lhe o direito de existir na mídia . Ainda mais que no contexto de luta social , mercado e espaço na cidade é necessário pagar a dívida da sociedade brasileira com os negros , afinal criamos um dia para sempre nos lembrar que somos culpados de parte da miséria que vemos todos os dia

Links : 

http://www.portaldarmc.com.br/noticias-brasil-e-mundo/2016/11/dia-da-consciencia-negra-conheca-a-historia-completa/
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-consciencia-negra.htm
http://nofocoemdebate.blogspot.com.br/2010/11/dia-da-consciencia-negra-uma-reflexao.html


Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio