Vamos falar de bolha ideológica ?

  

   Olá , pessoas 

   O tema que eu vou tratar hoje é a tal bolha ideológica , vamos saber o que é , como funciona e como afeta as pessoas no Brasil e no mundo , sua importância para a política atual , entre outros aspectos . O fato que é bom alertar que ideologia não é uma coisa ruim , se politizar e se integrar a ela faz você parte ativa da sociedade em debates e protestos , afinal vale citar que não ter opinião nenhuma é colaborar com o opressor (Elite financeira, classes A, B) e ser indiferente ao oprimido ( preto , pobre ,indio , mulher , LGBT e etc ) . Espero que este texto lhe  cause alguma reflexão . 

     Para começar a explicar o assunto , é necessário entender que ideologia é um grupo de ideias e quando eles regem uma sociedade , temos ela na sua função ; A bolha que se trata aqui é o mundo fechado que as pessoas vivem suas vidas dai juntando tudo . A bolha ideológica ocorre quando as pessoas se fecham apenas com pessoas de ideias próximas e não dialogam com outras de pensamentos diferentes , isso ocorre com a direita , extrema direita tanto quanto a esquerda em geral  , a consequência principal é a questão são grupos que não sabem debater , conviver e muito menos compor uma democracia saudável . O ponto é que sendo mais anticapitalista ou neoliberal , formamos analfabetos políticos de ambos lados e isso se reflete em redes sociais , militantes e discurso de ódio . 
    
     O funcionamento das inúmeras bolhas é mais ou menos assim , locais isolados reais ou virtuais onde pode se criar uma impressão de verdades incontestáveis . As redes sociais permitem uma falsa pluralidade que desmorona com o logaritmo usado para agrupar gostos políticos e assim , quando se tem a noção que a sua opinião faz parte da maioria , fica difícil aceitar opiniões contrárias as tuas , o dialogo entre pessoas de inúmeras ideologias cai por terra e temos a baixaria que é a barra de comentários de sites , facebook e twitter ; Locais físicos como áreas demarcadas , territórios de rivais como punks , góticos , etnias e etc marcam as bolhas do mundo real , são lugares complicados para se controlar a violência . 
  
    O mundo já esteve em 2 grandes bolhas ideológicas , foi na época chamada de Guerra Fria , durou do fim da 2° Guerra Mundial até 89 com o fim da URSS ( União Soviética ) , além de outros momentos em que o mundo se dividiu em períodos de grandes mudanças . Hoje com a globalização , o fator maior de alimentação para grupos extremamente fechados é a manipulação midiática que gera classes conservadoras , por outro lado , temos os que não se alienam pela grandes redes de comunicação e buscam na internet refugio para os seus companheiros ;Ainda há as pessoas que ficam a margem de tudo que é onde se cria uma bolha dos excluídos , usados por ambos lados em tempos diferentes . 

    No Brasil temos atualmente , num cantos os " Anti Corrupção /Anti PT " que vivem na ilusão de política limpa e na salvação por heróis do judiciário como Moro ,Barboza e no outro lado é a esquerda fragmentada que não se entende , vivendo das sua certezas e não faz uma renovação dos conceitos , autocríticas  , justificando o atual da fragilidade de sua extensão política  .  Vivendo no bipolarismo político , o país se apresenta como uma frágil democracia marcada por golpes , falta de politização e uma crise do modelo eleitoral  . 
    
    Os partidos políticos operam por captar as bolhas ideológicas para obter grandes maiorias , isso é praxe , o nome do candidato trás consigo a carga do eleitorado como os conservadores ,progressistas , apolíticos e etc . A política é feita por liderar a maioria , saber negociar , ceder espaços e isso sendo bem executado , talvez tenhamos uma nação que funcione , tudo na teoria . 

    No final , fazer parte de uma bolha ideológica é ruim , se entender como parte do sistema é ter consciência da situação é melhor , afinal em tempos de ódio , ter opinião e saber dialogar com o teu rival faz o mundo um lugar mais promissor para as próximas gerações . 

Espero que tenham gostado , aproveitem bem o feriado 

LEIAM : 

http://www.libertarianismo.org/index.php/artigos/rotulos-bolhas-ideologicas/ http://sossolteiros.bol.uol.com.br/bolha-ideologica-conheca-os-perigos-criados-pelo-facebook/
https://www.atitudecom.com.br/conhece-teoria-filtro-bolha/
https://emmeiapalavra.com/tag/bolha-ideologica/


@miyoshi_niceguy

Comentários

confira :

os pontos positivos e negativos da Olimpiadas RIO 16

os melhores smartphones de 2017 segundo o Zoom