quinta do youtube #1 : entenda a plataforma cap 1






      Olá pessoal , ano novo e temos um quadro novo : Quinta do youtube , serie de textos falando sobre a plataforma de vídeo mais bem sucedida até agora na era da Internet . Hoje na semana de estreia falaremos sobre a macro estrutura do site e outras coisas mais . 


    A Plataforma  
  
     O Youtube nasceu em 2005 e foi vendido em 2006 para a Google ,  a plataforma de vídeos tinha potencial para alavancar o ADSense , ferramenta para publicidade , os primeiros youtubers não eram profissionais como hoje, o crescimento da qualidade das produções levou o mercado publicitário a um nível de construir um novo setor para alcançar o público que começou a consumir cada vez mais conteúdo . 
     
    O formato de Vídeo , acaba por vezes a substituir a TV/Rádio . Muitos dos conteúdos acabou por serem trazidos para dentro do youtube como desenhos , jogos e programas . O que é  produzido por vezes , é mais democrático ou lida de forma mais espontânea com a vida das pessoas , um dos fatores de construção do que é hoje , uma gigante espaço de entretenimento que é atinge um grande público . 
     
     Depois de mais uma década , os criadores de conteúdos criaram um laço forte seja econômico ou pessoal pois a interação criada revolucionou a relação artistas - fãs . Os grandes fenômenos da internet não seriam possíveis sem que um lugar onde possam se divulgar  com tanta eficiência , isso associados as outras redes sociais que também cresceram , o entretenimento de hoje  sem a presença do youtube não seria possível , como fazemos uma cultura pop tão extensa e que em certos momentos parece ser agregadora a uma realidade atual .

Vamos a alguns numeros : 

Estatísticas (dados oficiais do youtube )

Alcance global

  • O YouTube tem mais de um bilhão de usuários, quase um terço dos usuários da Internet e, a cada dia, as pessoas assistem a milhões de horas de vídeos no YouTube e geram bilhões de visualizações.
  • O YouTube, e até mesmo o YouTube para dispositivos móveis, atinge mais adultos de 18 a 49 anos que qualquer rede a cabo nos EUA.
  • Mais da metade das visualizações do YouTube são feitas em dispositivos móveis.
  • O YouTube lançou versões locais em mais de 88 países.
  • Você pode navegar no YouTube em até 76 idiomas diferentes (o que abrange 95% dos usuários da Internet).

Investimento em Criadores de conteúdo

  • O número de canais que recebem seis dígitos por ano pelo YouTube cresceu 50% ao ano.
  • A equipe do YouTube Space ajuda os criadores de conteúdo por meio de programas e oficinas estratégicas administrados nas instalações de produção do YouTube Space em Los Angeles, Nova York, Londres, Tóquio, São Paulo e Berlim.
  • Desde março de 2015, os criadores de conteúdo que filmaram nos YouTube Spaces produziram mais de 10.000 vídeos, gerando 1 bilhão de visualizações e mais de 70 milhões de horas de exibição.

Direitos autorais

  • Desde julho de 2014, o YouTube já pagou US$ 2 bilhões para os titulares de direitos que optaram por gerar receitas com reivindicações desde que o Content ID foi lançado em 2007.
  • Desde julho de 2015, há mais de 8.000 parceiros usando o Content ID, incluindo muitas emissoras de TV, estúdios de cinema e gravadoras importantes, que reivindicaram mais de 400 milhões de vídeos, o que os ajuda a controlar os conteúdos no YouTube e gerar receita a partir de vídeos com direitos autorais.
  • Temos mais de 50 milhões de arquivos de referência ativos no nosso banco de dados de Content ID, tornando-o um dos mais abrangentes do mundo. Ganhou até um PrimeTime Emmy!

   6 Insights sobre o youtube  (Revista Exame )

  • 1. O tempo de visualização no YouTube cresceu 70% no Brasil no ano passado​. (Fonte: Dados internos de YouTube)
  • 2. Do total do tempo que os brasileiros passam assistindo vídeos na web mais da metade (55%) já acontece em smartphones​. (Fonte: Instituto de Pesquisa Provokers, 2016)
  • 3. 85 milhões de brasileiros assistem a vídeos online. Destes, 82 milhões assistem pelo YouTube​. (Fonte: Instituto de Pesquisa Provokers, 2016)
  • 4. De acordo com o Instituto de pesquisa REDS, consumidores de culinária, games, música e moda e beleza no YouTube já consideram a plataforma como o lugar preferido para assistir vídeos. (Fonte: Instituto de Pesquisa REDS, 2016)
  • 5. Cinco das 10 celebridades​ mais influentes entre os adolescentes brasileiros são estrelas do YouTube. Dos primeiros três colocados, dois são YouTubers e com uma diferença bem pequena em relação ao primeiro colocado e níveis gerais de influência em patamares bem mais altos do que no ano anterior. (Fonte: Instituto de Pesquisa Provokers, 2016)
  • 6. Os principais atributos que tornam uma personalidade influente estão ligados à singularidade: autenticidade, originalidade, senso de humor e inteligência representam juntos 54%​ do “peso” da influência​, características que não faltam aos YouTubers. (Fonte: Instituto de Pesquisa Provokers, 2016)  
    Links : 

http://exame.abril.com.br/tecnologia/youtube-afirma-que-brasileiros-sao-maiores-consumidores-de-videos-no-portal/
https://www.youtube.com/yt/press/pt-BR/statistics.html
http://exame.abril.com.br/marketing/6-insights-youtube-brasil/

Espero que vocês , tenham gostado
o texto foi feito as pressas , o quadro vai melhorar com o tempo



Comentários

confira :

TV Aberta um verdadeiro lixo televisivo

Jogador 2 Cabeças: Mulheres, sexismo e clubinhos.