Vamos falar de Empatia

 
   Olá , meus caros 

    Hoje vamos falar de um termo que anda circulando muito pelas redes sociais : Empatia . Nos tempos de ódio e muito discurso de ódio vindo de todo canto , é o apelo mais ouvido a comentaristas de rede social , assim segue a babilônia . Vamos tentar entender o que as pessoas andam pedindo para as outras online . 

 " A empatia é a identificação mental e afetiva de uma pessoa com o estado de ânimo de outra. Também é conhecida como inteligência interpessoal, enquanto capacidade cognitiva de sentir, num contexto comum, aquilo que outro indivíduo pode experienciar
     Por outras palavras, a empatia descreve a capacidade intelectual de uma pessoa ao vivenciar a forma como sente outro indivíduo. Esta capacidade pode ajudar a compreender melhor o seu comportamento ou a sua forma de tomar decisões. Trata-se, por assim dizer, da habilidade para entender as necessidades, os sentimentos e os problemas dos outros, pondo-se no lugar deles e respondendo corretamente às suas reações emocionais. "
    O caos que anda rondando as nossas vidas virtuais e reais , a intolerância contra sexo , cor e preferências políticas , a história de fazer um povo x povo . A internet que sempre foi progressista , porém de tempos para cá , tornou se um lugar hostil para estar , ser e existir ; Em nome da chamada liberdade de expressão , as pessoas vem armados de sua opinião e seus dogmas , uma geração que fala muito porém tapa os ouvidos para os outros . 
     Neste ponto , entra a Empatia como uma ponte que luta para ser implantada . O dialogo é um caminho que anda difícil , seja qual for a notícia , texto que fale sobre qualquer tema que agite mais as pessoas , cria-se uma guerra pessoal para saber quem tá certo , a noção de superioridade . Todo mundo anda querendo ter voz , porém não da ao outro o direito de resposta , no final é tudo uma batalha de egos seja de um cidadão ou militante de ambos lados . 
    O maior ponto que pedia Empatia é a discussão de Tabus como a sexualidade, gênero,cor e etc . Quando pegamos do ponto que muitas pessoas já vem com aquela velha opinião formada (por vezes ,preconceituosa ) , a dificuldade de entender o ponto de vista que não seja o seu , não percebe a dor , os problemas de outras pessoas que vivem em situações diferentes . A sociedade é formada por muitos tipos de pessoas que se relacionam ; O egoísmo e a individualidade fazem que a vida cada vez menos sociáveis . 
     A capacidade de se por no lugar do outro , entender a cabeça de alguém , ter discernimento da pluralidade das pessoas é o que mais simboliza a tal da Empatia . O mundo anda cheio de pessoas jogando sua raiva do mundo , sua ignorância , externando sua frustração e a saída de tudo isso é ter um pouco mais de boa vontade e compreensão com as pessoas . 

Link referência : 
 http://conceito.de/empatia

Espero que tenham gostado e até a próxima 


  

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio