30/07/2017

#CulturaPop : A importância da Comic Con

    

     Olá, meus caros 

     Cumprindo a palavra, o texto de terça vai sair hoje que é sobre a importância da Comic Con e eventos do gênero para a cultura pop como conhecemos hoje. Ser Nerd/Geek a um tempo atrás não era exatamente algo que te traria prestigio social mas sim isolamento ou bullying , o espaço para ter essa paixão e naturalização do sujeito que adora quadrinhos, jogos, tecnologia como uma coisa adulta, virou mercado e ter inúmeros sites especializados e as maiores empresas estarem presente dando um feedback a sua base de fãs comuns que trabalham e consomem os produtos das marcas como HQ, filmes , jogos e aplicativos. O ponto é que para entender o público e o sucesso de Marvel e DC, o mercado de quadrinhos e até cinema, a San Diego Comic Con é muito importante.



    O inicio do evento foi na década de 70 e não tinha muita popularidade no começo pois mais que quadrinhos vendessem bem, não tinha sustentação para um grande evento. O marco da mudança foi a globalização nos anos 90 e os crescimentos das marcas ,dai surge o primórdio de Cultura Pop e a percepção que era vantajoso para as grande editoras de Quadrinho investir e transformar a Comic Con no grande evento com lançamentos e anuncios de impacto . A consequência desse inicio foi o investimento da expansão das marcas como um todo e agora temos universos em desenhos, quadrinhos e filmes. 

     As grandes convenções mostram como o potencial de mercado dos quadrinhos, TV e Cinema pode ser explorado e a ideia de proximidade entre fã e ídolo é fértil para a visibilidade de qualquer que seja obra. De 20 anos para cá, o negócio dito para "crianças"  virou uma mina de ouro para as grandes publishers, essas crianças crescem e consomem cada vez mais , influenciam seu filhos, criou-se uma cultura onde muita gente se encaixa e se sente representado. 

     O fator mais essencial de todos é o chamado Hype que se cria pois os universo cinematográficos e das Series de TV/Streaming se alimentam da paixão pelos personagem e o apelo que traz a presença do ator/atriz nos eventos. Os caminhos das series , trailers e a mídia especializada cheia de noticias para o mundo de fãs que estão esperando as novas temporadas , todos são elementos que fazem o público importante para um evento dar certo. 

     Concluindo, a real importância de eventos nerds como a Comic Con é criar o mundo para os fãs se sintam dentro da cultura pop, possam vive-la num espaço dele; Para as marcas é o melhor lugar para expor e ver a reação da mídia e dos fãs dos seus produtos e crescer a paixão da público ao novo e ao que já estabeleceu-se; Por último, o mercado tem aberturas cada vez maiores a outros tipos de consumidor, muitos adultos e com grana para realizar os sonhos dentro das convenções. 

 É isso, pessoal 
até a próxima