#CulturaPop em analise: n°2 : DC ou Marvel ?


   Olá, meus caros

   A questão que mobiliza ou polemiza o universo nerd/geek  atualmente é o embate entre os fandoms de DC e Marvel . A competição entre os universos cinematográficos e universos dos seriados das histórias das maiores publishers de quadrinhos disputam a popularidade do público, a luta pelo domínio do mercado do entretenimento que gera bilhões de Dolares e faz com que tenhamos uma divisão de Marvel/Fox e DC/Warner além das outras parcerias com Netflix(Marvel) e CW (DC). A disputa é equilibrada, sabe quem ganha com isso, os fãs que tem seus heróis representados e um inúmeros produtos para desfrutar das suas paixões.


   No cinema, o projeto mais avançado é MCU (Marvel cinematography universe) que começou em 2008 , fez sucesso com Homem de ferro, Vingadores, Guardiões da Galáxia e etc ; No outro lado temos DCEU (DC Extended Universe ) que tenta correr para montar seu universo com seus principais personagens. Nessa disputa , temos que a Marvel esta claramente ganhando com uma estrutura muito melhor e uma rentabilidade considerável, o Know How de fazer filmes de Heróis tá deste lado, por enquanto ; o caminho da DC tem sido tortuoso em achar um tipo/modo de retratar seus principais personagens, o fracasso em alguns dos seus maiores investimentos faz com que seja criada a dúvida sobre a capacidade do Universo cinematográfico, só o tempo dirá se vai dar certo.

   Na TV é o inverso, as series da DC são mais longínquas como Arrow, Flash, Gotham e etc, tem maior audiência e uma construção continua ,melhor; A Marvel vem derrapando com os seus projetos pois o quarteto da Netflix(Demolidor ,Jessica Jones, Punho de Ferro e Luke Cage)  apenas um ou outro tem sido bem visto pela crítica , tem trazido novidades como Legion, Justiceiro e Inumanos, não sabemos se a qualidade vai realmente aumentar. O formato de séries é mais complexo que fazer uma grande produção cinematográfica, o longo prazo é importante, os roteiros tem um cuidado maior e contar uma história e os arcos são importantes, a proximidade é outro ponto que influência pois as pessoas querem se ver nos personagens; Tudo isso tem haver com sucesso da DC que entende melhor essa criação, certa realidade sombria e fantástica, o quarteto de sucesso(Arrow,Flash,Supergirl e Legend's of tomorrow) se interliga e parece um universo só; A Marvel ainda parece produzir series de pontas soltas e que não funcionam com uma rede que abraça seus fãs.

    Nesse jogo midiático, temos um empate cada um tem vantagem num setor e isso é bom, o equilíbrio neste momento que é recente faz parte, se um dia , um dos lados quebrar e dominar o mercado será uma coisa natural. A Marvel faz filmes ótimos e com uma variedade de tipos de história desde sérios, mais leves , com ação e etc e a DC sabe criar arcos para TV de forma brilhante que mantém por temporadas com boa audiência, a tendência é equilibrar nos dois e quem ganha é quem assiste seja na tela grande ou no sofá de casa. 

    No final das contas , se você é DC ou Marvel não importa, cada um tem o direito de ver o que lhe interessa e o que bolso paga, o importante é entender que são duas empresas fazendo boas produções em suas áreas de entretenimento. Brigar por isso pode ser divertido mas o melhor é simplesmente aproveitar das series e filmes, fazer resenhas se quiser e ser feliz sendo Nerd. 

É isso ai pessoal 
abraços, sou DC e adoro Arrow. 

        

confira :

os pontos positivos e negativos da Olimpiadas RIO 16

2C Indica: Lyrics training.com/ Lingoclip(App)