#CulturaPop n°4 : A onda Coreana - K-POP e Dramas


    
   Olá, meus jovens 

   Estamos hoje para falar sobre o fenômeno que tem chegado  nos jovens da geração atual que é Kpop e Doramas como uma espécie de subcultura asiática que influencia tanto quanto foram os animes/J-Rock há anos atrás. O impacto via web das boybands que são produzidas pela forte indústria cultural Sul Coreana é bem alto com seus hits e coreografias, agregando desde estilos como Hip Hop americano até o Pop dos anos 2000, o sucesso deles mostra o efeito do frescor do remake das grandes boybands americanas como Backstreet Boys e NSync. As novelas orientais tem conseguido atrair olhares do mundo inteiro, retratando um mundo que os fãs da cultura do oriente desejam com muito romance e astros de TV.


    Demorou mas chegou aqui a febre teen das bandas Coreanas que encontram aqui um grande público online e algum espaço para crescer, o Brasil é colônia de orientais e influenciam muitas pessoas por aqui. O motivo de tanto rebuliço é que essa pode ou tenta remontar a grande onda de produtos midiáticos como ocorreu com os animes e musica japonesa que chegou aqui no fim de 90 e começo dos 2000, o pacote é duplo com os Dramas e o Pop a moda Sul Coreana, na internet já tem seu público e se explodir vai até as outras mídia tradicionais. 

   Falando de K-Pop, a fabrica de talento produzida pelo governo local que envolve o treinamento, divulgação e um mercado de entretenimento para jovens feita para exportação. Não é a toa que o alcance do gênero chegue ao mundo inteiro, o Brasil é mais um porto que desembarca a popularidade da musica produzida em massa pelas estrelas asiáticas, Brasileiros adoram consumir esse tipo de canção, coreografias e idolatria, hoje já existem nichos online de fãs de diversas bandas. 

   Os Dramas ou Doramas representam um tipo de produção que tem ideais românticos que rejeitados quando feitos por jovens na TV porém eles são captados pela admiração a orientais e a atmosfera mágica envolvida na produção para ver histórias em diversas épocas e casais prováveis e improváveis, muito desses atores são estrelas de K-Pop, essas produções vem de toda a Ásia e hoje tem mercado fora do continente e sites como Dramafever tem muitos assinantes, além de outros que também fazem o streaming de Dramas. 

   O potencial de mercado para os Coreanos ainda é grande, visto que é recente por aqui em terras brasukas, muitos grupos já passaram por aqui fazendo os shows e teremos mais, a popularidade dos  Dramas ainda deve durar algum tempo e talvez passe alguma em Canais de TV querendo aproveitar a onda. No geral, a situação é que K-pop e Dramas se estabeleceram e veremos quão grande ficarão em algum tempo, num país que absorve tantas outras culturas. 

É isso, pessoal 
Até amanhã. 


     

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

A nossa necessidade de aparecer para o mundo