FHM #75: Futebol Brasileiro e a deficiência técnica

      

         Olá pessoal 

         O texto de hoje não fala sobre um time mas um cenário de futebol que atravessa dificuldades como é a crise técnica que atravessa o Brasil em sua liga nacional. Trocando em miúdos, por que o Campeonato Brasileiro e os clubes tem apresentado futebol tão fraco em comparação a décadas atrás apesar das altas cifras do mercado. 

        Uma das discussões mais comuns que se tem hoje é o nível de jogo que assistimos ao vivo ou na TV que tem afastado o público e aberto o questionamento do mídia sobre o empobrecimento do jogo jogado. Seja por qualidade de elencos, escolhas dos técnicos, vitimas do resultados, falta de craques ou outros motivos, o fato é que esta cada vez mais difícil apoiar os clubes pois o futebol praticado é ruim na maioria das vezes e se agravando quando mais baixa a divisão, o Brasileiro não bate no peito de orgulho como antes de ver times estrelados em campo, a realidade é cruel na grosseria que se faz com a bola com muitos erros de fundamento e falta de beleza do jogo. Os Motivos para esse cenário são claros : Perda de promessas, técnicos com medo de perder seus empregos, conservadorismo do treinadores mais experientes, nivelamento por baixo, craques na descendentes quando retornam e um jogo viciado em amarras e malandragens. 

     Os caminhos para resolução deste problema passa por uma reformulação clara de toda estrutura como Base, balanço financeiro dos clubes, gestão modernas e novas propostas de tática. É clara a sensação que o futebol nacional envelheceu mal e na soberba de títulos mundiais esqueceu de cuidar de si mesmo com manutenção de suas bases e sentiu no passar das décadas perda de poder frente a Europa e começar perder o melhor de sua geração de jovens por migalhas; A modernização da estrutura de futebol que engloba tudo desde o amador, liga, federação e confederação tem que entrar num compasso só com regras que permitam um futebol melhor e proteção aos jovens para aproveitar mais o potencial deles juntos aos veteranos, onde possa se ter mais coragem de jogar com a bola no pé e ter um show em cada jogo. 

     Num comparativo para ilustrar melhor é ver os vizinhos Sul Americanos como Argentina, Colômbia e Chile : Enfrentando os mesmos problemas que nós como relação de mercado formador(América latina) - mercado importador(Europa) ,Colômbia e Chile tem em suas ligas características mantidas como o jogo de passe e certa qualidade como nos seus grandes times La U e Atlético Nacional ; No âmbito argentino temos uma liga dura e mais experiente que ainda consegue misturar alguns poucos jovens que dão o poder do campeonato local sendo um equilíbrio mais forte que aqui. Mesmo sendo maior e mais rico não consegue praticar o que ocorre lá fora como uma manutenção de estilo de jogo ou misturar com eficiência os poucos craques jovens e veteranos, muito por sua estrutura arcaica que não parece dar conta de fazer o seu espetáculo acontecer. 

     É isso, pessoal 
     Até a próxima 


Comentários

confira :

TV Aberta um verdadeiro lixo televisivo

Jogador 2 Cabeças: Mulheres, sexismo e clubinhos.