Leitura no Brasil : Uma contradição

    


      Olá pessoal 

       O hábito de leitura no Brasil é contraditório ao seu grande mercado, as pessoas não leem regularmente porém quem o faz tem um consumo alto é jovem e transmite isso a frente na internet. O poder do Booktube tanto quanto de público de resenhas é interessante pois as editoras investem nas redes sociais que tem algum retorno gerando Hype em cima de diversos títulos. 

      A pesquisa de hábitos culturais feita pelo FECOMERCIO/IPSOS indica a dez anos como anda o cotidiano, o crescimento maior foi a leitura e o cinema os dois andam juntos na questão do entretenimento. As pessoas compram livros e gostam de ver filmes, diferente das outros tipo de lazer que são mais caros ou menos populares como teatro ou museus, o Brasileiro em geral tende a ser ignorante na maior partes dos setores da vida e isso é consequência de uma política clara de afastamento das atividades culturais.    

     Difícil entender a complexidade de um mercado leitor forte e ao mesmo tempo, pessoas que leem poucos livros por ano e as vezes, não tem esse hábito. O tamanho e as bolhas urbanas acabam por justificar um pouco toda essa situação, afinal a população de uma cidade grande aqui é quase um pequeno país europeu e o consumo de livros de uma pequena parte ativa nesse sentido é uma soma considerável. O ponto negativo é que se nós conseguíssemos envolver/incluir mais pessoas nesse mundo literário, cinematográfico ou até nas altas culturas faria que o Brasil se tornasse uma potência em cada área, é ver um potencial que esta sendo desperdiçado pelo aculturamento constante do interior e até das grandes cidades. 

     O setor dominante dentro da literatura no Brasil vai ser Infantojuvenil e Jovem adulto, o local onde mais se renovou a coisa e com destaques para desenvolvimento dos livros  religioso e biográfico que chamam bastante atenção. Vivemos em dois movimentos do mercado, um que se guia pelo Hype externo de best sellers e grandes autores ou sucessos nacionais variados com estrelas da internet ou TV além de outras histórias interessantes,  observar que isso acontece com 2/5 da população lendo ativamente, somos exceção  de uma regra, onde poucos leem mas mesmo assim o mercado é forte.  


    O booktube consegue ser uma fonte de apoio forte, com diversas pessoas vivendo com a  produção de conteúdo relacionado a literatura seja popular ou clássica, é um marco que a relação com editoras fazem possível para este grupo de leitores tenham uma proximidade que impulsiona na internet a popularidade das maiores publishers. A rede ajuda muito a conectar o autor/Editora com o seu público, maior parte urbano e com tempo para consumir todas as novidades, a relação da juventude nas metrópoles com livrarias e sebos faz parte do que mantém aceso a força dos livros por aqui. 

    O fato é que a sociedade de consumo não nos permite ter a concepção completa das lacunas deixadas pela contradição que vivemos, as pessoas mais simples ou até que trabalham demais são privadas de arte e cultura e isso se torna um privilégio. Na bolha social parece que todos tem esse direito e que ler parecer um consenso porém na verdade é só uma ilusão de uma parte que ainda tem acesso a isso pois quando mais se chega no interior, menos coisas chegam de fato as mão das pessoas como livros, filmes e tecnologias. 

          Vídeo da Pam Gonçalves :


     
     É isso, pessoal 
     Até a próxima 

    

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio