O poder das redes sociais

     
     

        Olá pessoal 

         O tema de hoje é redes sociais, o poder de reconhecimento ou demonização de um anônimo e influenciadores que faz um ambiente que poderia ser de interação em outro muito tóxico. Os problemas que carregam a convivência na Era Digital tem passado pelo constante ódio e insensibilidade de uma grande maioria frente as diferenças que aparecem naturalmente no espaço democrático onde as minorias tem voz. O peso do endeusamento ou apedrejamento tem feito ser difícil de entender o real poder da opinião das pessoas online.

       O recente caso do Cocielo, outros como do Biel, Dado Dollabela e Naldo que recorrentemente aparecem para nos lembrar do processo de destruir e construir a opinião pública. As mídias sociais que ampliam a visão de julgamento com o espalhar de discurso de ódio e como o anonimato favorece as pessoas expor seus preconceitos, isso é o elemento chave para entender a velocidade que a imagem de alguém vai do céu ao inferno como foi o Racismo sobre o Fernandinho ou a queda do Neymar frente a mídia esportiva e tradicional, além de linchamento claro que sofrem as mulheres na internet por exposição de fotos ou opiniões fortes. 

     Os boatos e fake news fazem parte de outro quadro que tem feito a rede ser hostil com muita gente sofrendo acusações falsas. O elemento que era muito comum a vida política tem chegado também a influenciadores, youtubers que são atacado as vezes por interpretações e distorções claras do que eles já falaram no passado, o pior é ver o numero de casos de cidadãos comuns que perdem a vida por boatos em correntes em whatsapp. A onda de mentiras e coordenada por alguém para prejudicar alguém ou respingando em outras pessoas é um dos fatos novos que as redes sociais tem adicionado ao nosso cotidiano. 

      A voz que a internet libertou esta sendo usada de má fé por muita gente que tenta construir uma realidade de ódio(Haters) ou para difamar pessoas conhecidas ou desconhecidas por pura desinformação. Empoderar as pessoas tem sua consequência negativa que anda impactando mais do que toda a inclusão e pautas importantes que ganham palco na rede, todo o ódio, extremismo e mentiras que envenenam a sociedade de uma forma geral. 

     É isso, pessoal 
    Até a próxima 

   

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

A nossa necessidade de aparecer para o mundo