2C Indica: Filmes nacionais

         

           Olá pessoal 

           O tema de hoje é indicar alguns filmes nacionais, produções premiadas ou que tem importância na construção do cinema de hoje. Ressaltar a importância de uma indústria nacional que ainda resiste para contar histórias dos Brasil por uma visão de Brasileiros num país tão diverso. 

           Vamos as indicações : 



  1.  Que horas ela volta(2015) Direção e Roteiro: Anna Muylaert 

        A nossa primeira dica é um filme de crítica social interessante protagonizada pela Regina Casé e Camila Mardila, retratando o cotidiano de uma empregada doméstica e a relação familiar seja com a família do patrão ou a sua, utilizando do choque cultural como essência para mostrar um quadro da divisão social, a criação terceirizada e a necessidade de separar a vida privada da relação de trabalho. O filme tem uma multiplicidade de significados que afetam cada um de uma forma e assistir pode ser uma experiência comum ou se relacionar fortemente com a realidade ali proposta.
   

  2. O som ao redor (2012) Direção e roteiro: Kleber Mendonça Filho 

        O longa que tem um cenário bem cotidiano, trata de falar das relações pessoais numa rua de classe média e com a chegada de uma empresa de segurança altera a rotina. O interessante do roteiro de Kleber Mendonça Filho é a a construção da tensão entre todas as personagens que o bairro torna-se um protagonista, é uma história pé no chão com um significado que se pega quando não se espera algo fantástico.

  3. O homem que copiava(2003) Direção e roteiro: Jorge Furtado

        Um dos longas de uma época do crescimento do cinema aqui, a trama se passa em Porto Alegre contando a história de operador de Xerox, em termos de hoje, que se apaixona pela vizinha e cria uma grande história para conquista-la. Protagonizada por Lazaro Ramos, Leandra Leal, Luana Piovani e Pedro Cardoso tem um plot de mudança de vida,  ações e consequência que levam a uma sequência de acontecimentos e um final feliz.
 

   4.  2 Coelhos( 2012) Direção e roteiro: Afonso Poyart 

       O filme de ação idealizado por Afonso Poyart tem uma cara diferente de muito do que se produz aqui, história com toques de política e reflexão filosófica tem uma premissa interessante, linguagem jovem e foi importante para ressuscitar um gênero pouco explorado por aqui. Um elenco conhecido que entregou bem na atuação, o tom urbano e a violência retratada sem estereótipos de polícia e ladrão. 

 
      É isso, pessoal 
     Até a próxima     

     

Comentários

confira :

Um sujeito frio e calculista

A nossa necessidade de aparecer para o mundo