CulturaPop em analise #43: O mundo pop em 3 fases - pt 1

       

              Olá pessoal 

         O termo pop foi cunhado a mais de 90 anos, ganhou força no contraste com o Rock'n'roll no auge do anos 60, tudo o que fizemos tem um pé no que aconteceu a mais de 50 anos. Os primeiros artistas que pensaram em atingir o grande público, focados em ser vistos e fazendo com que toda a revolução do mercado musical. 

        O primeiro texto trata do começo com os Beatles, a chegada de outros artistas inspirados nos garotos de Liverpool e o movimento até os anos 80. Os gêneros que foram surgindo e adquirindo o tom Pop durante as duas décadas com a Beatlemania sendo o primórdio de qualquer fã base de internet hoje, tendo outros grandes nomes deste anos como Bee gees, Abba, Cher, Cindy Lauper, Prince, Marvin Gaye, David Bowie e Michael Jackson; todos eles mesclando os seus estilos: Dance music, soul, jazz, black music com o elemento Pop que os fez explodir para todo o mundo. 

       Esse primeiro momento traz elementos muito interessantes como a entrada do vídeo com os clipes e filmes do Beatles, a multifacetadas de artistas como Elvis que fazia cinema, TV e as características que definem sucesso como as altas vendagens, gravadoras ricas e uma estrutura de show gigante que só aconteceu com a grana que começou render esses artistas. 

      O mundo era diferente e a diversidade era POP no início, por isso tanto artista diferentes estão no grande patamar e com públicos tão diferentes, coisas que começa mudar com a chegada dos anos 90 e assunto do próximo texto: O efeito claro da globalização e novos padrões. Deste período destacado temos que o talento se destacava e a dimensão alcançada foi crescendo exponencialmente, os artistas mundiais surgiram na evolução de grandes nomes que não conseguiam chegar a outras partes do planeta. 

       A partir  deste momento podemos falar que a Música se tornou a grande indústria que é hoje, evoluiu de formatos, meio de marketing e alcance de público. Atualmente não há quem não pare em algum momento para ouvir um som na rádio, TV, streaming ou no próprio celular.  

  Parte 2 - Anos 90-2000: Padrões, boy bands, grupos femininos e tecnologia. 

     É isso, pessoal 
     Até a próxima 

   

Comentários

confira :

Um sujeito frio e calculista

A nossa necessidade de aparecer para o mundo