Quinta do Youtube #86: O crescimento do audiovisual

          
             Olá pessoal 

           O tema de hoje é entender o que se tornou o audiovisual para a internet, a importância de produzir vídeos para tudo: seja se expressar, ensinar alguém, entreter as pessoas e obviamente ganhar dinheiro com propaganda. A habilidade de comunicação e construção de discurso se valorizou pois antes ficava preso a escrita e sua limitação natural do acesso a informação de antes. 

           Desde o surgimento das primeiras plataformas de vídeos, até a chegada de vez com o Youtube que conseguiu popularizar o hábito de sair da TV e do Cinema para poder consumir outros tipos de programas como foram as diversas fases da plataforma até aqui com os Vlogs, Make up e Beauty, Viagem, Culinária, Booktube e outras. Desde a criação do Dailymotion, Vimeo, Metacafe temos produção em outra escala, o público sempre foi menor mas fiel e a grande sacada do youtube foi trazer a vista das pessoas, uma diversidade de vídeos sobre tudo e assim ser conhecido por ser uma ferramenta acessível. 

         O mundo contemporâneo tem um jeito muito imagético de tratar a comunicação, o modo como se utiliza o audiovisual para influenciar que tem tomado o poder das palavras escritas. O império de publicidade e uma quantidade de enorme que gera todo o dia, o youtube é como o maior exemplo de crescimento da internet tomando uma parcela da audiência da TV, muitos se informam por vídeos ou procuram seu entretenimento dentro dos diversos nichos que existem, um domínio sobre o cotidiano das pessoas. 

         Outro ponto é o fortalecimento do Streaming com a produção fechada para internet que é a Netflix, Hulu, Amazon Prime, os canais GO( HBO GO e outros) e também os segmentos pagos do youtube que é o Red e agora o Music. Todos pensam numa forma de usar a vantagem de estar online para conseguir ter mais serviços onde as pessoas tenderão a migrar constantemente conforme indica a tendência nos meios de comunicação. 

       O youtube faz parte do processo que é a saída da exclusividade do audiovisual da TV e cinema, a internet tomou parte do protagonismo da área criando um amplo espaço para independência e publicidade que pode ser utilizado para bem ou mal. 

      É isso, pessoal 
     Até a próxima  

     

Comentários

confira :

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise