2C Indica: Setembro/2019



                           Olá pessoal

                      O mês de setembro chegou com tudo,  as nossas indicações sobre cultura pop, literatura, e internet a fora tem ligação com a temática do mês que é depressão. O assunto é simbolizado com o Amarelo, muitos canais falam sobre isso no período de maior discussão incentivada pela hashtag e organizações de ajuda a depressivos.


Indicações:


Filmes:

  • Capitão Fantástico (2016)  -  Roteiro e direção: Matt Ross
 Já falamos sobre alguns aspectos deste grande filme recente, o personagem do Viggo Mortensen tem um traço interessante do que acontece após uma depressão profunda. A família consegue seguir em frente, entretanto como lidar com as consequências é algo muito duro,  o roteiro tem amarras sensíveis no seu desenvolvimento

  • Reine sobre mim (2007) -  Roteiro e direção: Mike Binder
Retrato de um homem devastado, falar sobre esse drama pós 11 de setembro em Nova Iorque revela o comportamento que se pode ter quando as pessoas em volta não conseguem lidar com a situação de luto prolongado. Estrelado por Adam Sandler e Don Cheadle tem uma relação muito interessante sobre lidar com pessoas traumatizados.  

 Series:

  • End of the fucking World - Netflix( 1 temporada) 
Produção Britânica absurdista que conquistou a atenção do mundo ao tratar de psicopatia, geração de jovens deprimidos e outras coisas mais pesadas numa série protagonizada por dois adolescentes. Um predecessor de Euphoria, temos a tratativa de cenário complexo na visão de jovens inspirados nos quadrinhos de mesmo nome.

  • Fleabag - BBC (2 temporadas)
Minissérie britânica protagonizada e criada por Phoebe Waller-Bridge é uma mistura de drama e comédia em Londres em que o elemento do luto e a vida que continua após isso, tenta tirar algumas risadas do lado mais tragicômico da vida adulta após uma tragédia pessoal na visão feminina.


livros:

  • Demônio da meia noite - Andrew Solomon
  O relato famoso do autor sobre a doença, livro de referência em narrativa mais pessoal sobre a depressão, longe de ser um manual de como lidar com ela, apresenta casos e constrói fatos sobre o assunto que muitos não querem tocar por tabu e baseado em conhecimento prático e científico.

  • É meio que uma história engraçada - Ned Vizzini
  Falando com um pouco mais de humor, temos a narrativa de humor negro do Ned Vizzini sobre o que é estar deprimido com um jovem que se vê dentro da normalidade quando jogado em meio a um hospital psiquiátrico. Discutir que a possibilidade de ansiedade ser uma doença, a depressão pode estar em qualquer lugar mesmo que a vida esteja nos trilhos.

Links e sites úteis:

 A série sofreu críticas por certas cenas, foi irresponsável em certos ponto, entretanto em seu site uma proposta boa para o público alvo que entra no site por influência das temporadas com informações e como pedir ajuda. 


Uma das melhores formas de lidar com o problemas, o atendimento via telefone ou pelo site serve para aqueles que buscam ajuda, pode parecer pouco, porém ter essas linha diretas para auxiliar um amigo ou conhecido pode ser a diferença entre vida e morte. 

Entender o que se passa como se fala o nome de uma doença, o material no site do médico muito conhecido é didático com vídeos e definições médicas simples para um leigo.

Canais de youtube:

Anderson Mendes tem esse projeto que se ativa sazonalmente, fala sobre a doença em seus diversos estágios e de outros aspectos da saúde mental com vídeos curtos e uma linguagem cotidiana. Confira os vídeos no canal dele para se informar.

 A youtuber se propõem a falar sobre saúde Mental, comportamento e feminismo, o nosso foco é destacar os vídeos sobre diversos assuntos que possam interessar sobre doenças mentais e crises dos jovens.


                  É isso, pessoal
                 Até a próxima





                      

Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista