Musica & História: Canções de natal

                              Olá pessoal 

                    O tema mais do que especial, falar das canções natalinas que são uma marca cultural em diversas línguas que comemoram esta data, existe um mercado de décadas de artistas que compõem novas trilhas para este momento do ano. Os álbuns de natal são um conjunto de regravações e da criatividade de renovar com composições anuais que podem entrar ou não na playlist natalina da história. 

                    A tradição capitalista e católica de comemorar no dia 25 de dezembro envolve toda uma roda comercial e espiritual, os presentes e as reuniões familiares tem seu papel na forma como guardamos esses dias na memória. A música é um registro, desde as mais religiosas até as pop que fazem visões que são diferentes sobre o que queremos do Natal, já citando do Hit de Mariah Carey "All I Want for Christmas is you", o som pop mais lembrado para este feriado do fim de ano, além de "Então é Natal", "Noite Feliz", "Feliz Navidad" que é nosso representante em espanhol, e os clássicos "Jingle Bell Rock", "Silent Night", "O Holy Night", "Last Christmas", " Blue Christmas" e "Have Yourself a Merry Little Christmas" 

               Existe listas para todos os tipos, as inúmeras canções religiosas com a palavra: Natal, Jesus e Sino, além de vários lançamentos que se estabeleceram para produções desta época do ano, a trilha de Elvis foi longa com gravações diversas, um exemplo atípico que Let It Go de Frozen é considerada uma música de natal, o Grinch é tema de muitas letras sobre estragar o natal, o tema do amor é retratado com "Last Christmas" da dupla Wham (1984). 

                   Um fato interessante que a tradução e adaptação faz com que melodias sejam universais, pode mudar o nome mas, quando toca em qualquer lugar tem a mesma sensação, as palavras se repetem como o som que é ouvido em qualquer lugar público seja em Alemão, Inglês, Italiano, Espanhol e em português.  

                    A questão principal é que com o avanço do capital e da importância das vendas de fim de ano, surgiram os produtos ligados como filmes, programas e músicas para este período, temos faixas da década de 30, 50, 80 e até um hit recente, isso dá muita grana e a pessoas fazem questão de escutar e compartilhar, uma forma de diversão é ouvir discos natalinos do rock, rap, pop, folk e outros gêneros que estão disponíveis em todas as plataformas de streaming por ai. 

                  A canção de natal é um clichê do bem, não precisa gostar de tudo e cantar em alto e bom tom, o importante é conhecer, vai ter cover no youtube, vai ter coral cantando, vai estar no filme que você vê no streaming e TV. O espírito natalino é um elemento da nossa vida que acaba sendo comum, o shopping cheio, as brincadeiras de firma e da cidade iluminada e decorada, tudo isso é resumido nas músicas, além de todo o fundamento de solidariedade e bondade desse dias mágicos (em teoria) que passamos. 

                   É isso, pessoal
                   Até a próxima 

   

Comentários

confira :

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio

Crônica da semana: Bem vindo 2025