Culturapop em analise#83: DC, Marvel e os formatos repetidos
O tema de hoje é cinema, os heróis estão em crise com o modo que executivos estão tocando os projetos de seus próprios universos e como o conceito de formula e unificação de trama tem matado a criatividade ou ousadia de trazer novidades ao gênero. Não importa dizer que Marvel esta melhor que a DC se é a briga de quem esta menos pior com a Formula Marvel em crise e a reformulação da DC tentando consertar 10 anos de bagunça que a falta de visão de mercado levou ao cansaço de um público fiel.
O insucessos da atual fase da Marvel, os problemas de conexão com produtos que não são assistidos e que causam lacunas para o entendimento do público, tanto quanto o esgotamento rápido de temas interessantes como Multiversos e viagem no tempo, isso deveria alavancar os números de bilheteria e não tá sendo o caso. O tempo cobrou o preço para os executivos da Disney que se chocam com o natural desgaste a fazer tantos filmes e series sequenciais, o problema é que reinventar é a regra no entretenimento, a formula depois de mais uma década precisa ser revista ou adicionado mais tempero para uma vida longa nos cinemas.
A DC com a tentativa em vão de criar um universo apesar de bons atores e que a instabilidade atrás de retorno financeiro causou o descrédito do público geral em que a Warner consegue criar bons produtos para seus principais heróis. O Insucesso que levou ao reboot do universo reflete que não bastou o nome de Zack Snyder ou troca de executivos para reviver o projeto, a originalidade foi o pecado de omissão, o que adiantou correr atrás de um foguete.
O que eu quero questionar neste artigo, repetir um formato de sucesso é viciante porém pode ter um prazo de validade, como o MCU tem menos efeito nos fãs porque a Disney não soube renovar o quadro e lidar com o puritanismo de público que não aceita um herói "americano" e a expansão passa por repulsão; No quadro da DC, o que faltava era a história certa para reunir tantos heróis fortes, separados tem filmes solos abaixo da média e na Liga da Justiça tinha muito a desenvolver, fracassar era como um caminho natural independente da estética e da linha narrativa.
Marvel e DC tem o problema de competir, repetem formatos uns dos outros e no final, não respeitam suas próprias histórias vindo dos quadrinhos. O gênero entra em crise como todos os outros, porém a culpa é achar que fazendo tudo parecido e com os seus fãs decepcionados vão fazer a mesma grana. O mundo gira e tem que trazer ideia nova em meio as formulas porque elas viram as novas formulas, crie algo diferente para não virar refém de meia dúzia de regra.
É isso, pessoal
Até a próxima
Comentários
Postar um comentário
Se expressem , gritem , cornetem , comentem
Grato , blog 2 cabeças viajantes