Samurai Miyoshi #72: A prática dos primeiros passos.

  Olá pessoal 

 O tema da nossa reflexão é a dificuldade de começar as nossas atividades, a saída do medo e o caminho para traçar a rota para aprender dos primeiros passos. A vida tende a ser assustadora para pessoas frente ao desafio, mesmo sendo uma atividade/profissão/arte que talvez, tenhamos ligação com isso, sofremos com o impulso de fazer algo novo pela primeira vez. Os nossos sonhos podem parecer um ponto distante porém o dia que lembramos é o que iniciamos e o outro em que já podemos alcança-lo com as nossas mãos. 

Samurai Miyoshi 

Bem vindo ao dojo, caro visitante. 

O ato de começar algo é tão difícil como termina-lo, os mestres foram aprendizes e o ciclo do avanço técnico sempre foi assim. Das coisas mais básicas como cozinhar, caminhar e meditar até as primeiras vezes que se domina a arte que marca a nossa trajetória, a escolha pela pena, espada, o comercio, o campo ou a vida intelectual. 

A sensação de ser introduzido a uma nova prática, o contato com novas ferramentas ou modos de usar o corpo são a quebra da insegurança do começo e de como percebemos que ficar bom em algo leva tempo. No caso dos samurais, as espadas de madeira e os treinos físicos para chegar na lâmina que gera proteção e decide vida ou morte. 

O medo sempre existe quando se por vontade própria ou ser escolhido para ser um aprendiz, as mãos tremem e não se sabe o que fazer, por isso a confiança de um bom instrutor ou o incentivo de alguém próximo te coloca um pouco de coragem como nos dias de hoje a criança que vai no primeiro dia na escola, a primeira saída de carro após conseguir a carteira de motorista. 

A prática dos primeiro passos nunca vem, a gente não tem como se acostumar a iniciar coisas na nossa vida, se não tiver o nervoso que ocorre toda vez que estamos no lugar de recomeçar e de novo ser um aprendiz. A Humildade é o caminho, ouvir e continuar aprendendo a viver com todas as possibilidades de mostrar um valor, aqueles que acham que se prendem em repetir discursos e técnicas antigas como se fossem novas. 

Até breve, caro visitante. 

三        

好     Dia 16/2 - Ano do Dragão

 


  


Comentários

confira :

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio

Crônica da semana: Bem vindo 2025