FHM Especial #177: Botafogo FR 24/25 - vitória e futuro

 


Olá pessoal

 Vamos falar do destaque de 24 no futebol brasileiro e o futuro do projeto da SAF, o Botafogo de futebol e regatas tem um ano histórico, o mais vencedor de sua história centenária e que afirma uma mensagem que é: nada esta escrito em pedra com o fim da hegemonia das clubes associativos por seus próprios erros. Tudo esta começando, a SAF (Sociedade anônima do futebol) não é garantia de sucesso, apenas respiro financeiro que deveria existir nos concorrentes; no Brasil não se sabe ganhar dinheiro com o esporte mais popular do país, e a dominância de modelos empresariais (Palmeiras, Flamengo são profissionais na direção do seu futebol) só reforça a teoria que clube bagunçado não vai ganhar mais nada. 

Voltemos ao Botafogo que tem aquela conexão rara de trabalho e sorte como resposta ao ano traumático anterior e a reestruturação de um processo em curso que tem como a inspiração a retomada do peso de um clube gigante que estava abandonado a própria sorte, e tem na cabeça pensante de Jonh Textor o seu idealizador de modelo profissional que vai tomando forma e que sendo crítico tem muitos problemas, mas reerguer o orgulho do time de futebol profissional como o símbolo de uma nova era. 

O Botafogo Way é um DNA de clube que tem como promessa de futuro esquecer os erros do amadorismo e buscar ser algo novo que reflita o passado vencedor e de grandes jogadores. Este encaixe mágico, o jogo físico e veloz que casou com a condução de Artur Jorge, este que já partiu para o Catar.; Não importa se em meses conquistou o que demora uma vida, entrou para a História do clube e futebol brasileiro, existem momentos que apenas se sente e comemora. Este foi e será o ano para se lembrar, poucos lembrarão que parte da base desse time sofreu uma dura derrota em 2023 e se redimiu com a torcida em grande estilo. 

O que eu quis dizer com respiro financeiro, se der sorte e um dono muito rico é ter a chance de montar um elenco milionário com a vantagem da rede de clubes e promessas de Europa. A aposta em Almada, Luiz Henrique e outros que vem para clubes que lhe coloquem em holofote para brilhar mais longe, quer dizer o dinheiro bem investido e com consciência do que pode render aos jogadores que muitos deixariam o clube em prazo curto de qualquer forma. 

O futuro é incerto, mas com peças mais arrumadas e com uma estrutura que pode crescer muito em sentido de qualidade como o CT definitivo, uma loja melhor e com a separação de interesses políticos com o bem estar do time em campo. O Fogão de 25 é uma montagem com o ano correndo, o scout é muito preciso desde 2022, as boas peças virão e talvez craques aceitem jogar no time de General Severiano e a única garantia é que se brigará por títulos e eles podem vir.

É isso, pessoal 

Até a próxima. 




Comentários

confira :

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio

Crônica da semana: Bem vindo 2025