Crônica da semana: É outro carnaval

 


Olá pessoal

A vida no Brasil tem um sentido, começar para valer depois da nossa grande festa popular que é o Carnaval, quer dizer que apesar de trabalhar em janeiro, fevereiro e ter um cotidiano normal. O chamado começo de ano é a fase que todos estão ocupados e os próximos feriados são menos impactantes no sentido de festejar, as festas juninas são o marco do meio do ano.

Depois de anos de textos sobre carnaval, creio que seja o ano em que temos um equilíbrio entre rua, sambódromo e viagem.  A TV passou de tudo, do camarote ao bloco de rua que deixou de ser livre para ser Gourmet – isso eu explico no próximo paragrafo - e quem queria se divertir em qualquer lugar sem ser incomodado viveu.  Antes a sensação era que você tinha a obrigação de ir pra rua ou não teria muito o que fazer no feriado prolongado.

Vamos ao bloco de rua, diferente de escola de samba e produção de ano inteiro, é o evento que exige organização e liberação oficial para acontecer nos espaços para carros e agora parques. É o efeito da transição do movimento orgânico que reviveu os blocos até a era atual dos grandes investimentos e das burocracias dos orgãos públicos: se não existia lugar errado para fazer um bloco, agora temos 3 pontos permitidos e que são obviamente comercializados, centro, vila Madalena e Ibirapuera, quer dizer que um bloco não pode mais acontecer na periferia e até porque ficou caro organizar uma baguncinha na rua.

O mundo é diferente, antes se isolar no carnaval era um mal sinal e nos dias de hoje é mais visto como um traço de personalidade. O fato é que o feriado é muito útil para descansar, dar uma sumida sem ninguém falar nada, nem todo Brasileiro estão dançando, se fantasiando; Há aqueles que estão no mato, vendo um filme e até numa praia longe do berço do samba.

O motivador deste texto, ninguém ganha mais atenção por ser contra o carnaval, agora pode se fazer o que quiser com seu tempo. Tendo mais opções, fica mais fácil simplesmente viver a vida ou se esconder dela porque as pessoas estão sendo felizes e ficar criticando o que raios alguém decide fazer do pré carnaval, do feriado prolongado e da ressaca de carnaval.

É isso, pessoal

Até a próxima.



 

Comentários

confira :

Jogador 2 cabeças: Lançamentos de abril 2025

2C indica: pascoa