" Acabou a paz, isto vai virar o Chile - escolas ocupadas em São Paulo " - Carlos Pronzato - Resenha

   



   

    Olá , meus caros

     Depois de 2 meses da vitória dos Estudantes secundaristas sobre a reorganização escolar , sai um documentário sobre esse movimento inédito no país , descreve o que muitos de nós vivemos em são Paulo e acompanhamos de Novembro a dezembro de 2015 .  Produzido ,dirigido e montado por Carlos Pronzato , utilizou de falas de todos que participaram como os alunos , professores e pais que representaram uma visão ampla de um movimento de dentro para fora com o suporte de imagens dos atos e a repercussão na mídia do que ocorreu e como isso se desenvolveu até o anuncio da suspensão da reorganização .
      O lançamento é preciso no tempo , quando temos a reorganização ocorrendo a portas fechadas e as escondidas pelo governo Estadual . A mais de 2 semanas vem sendo denunciada o fechamento de inúmeras classes como planejava no projeto travado pela luta popular , um belo exemplo do governo antidemocrático que prometeu diálogos para resolver a questão do fechamento de salas e por consequências escolas , como sempre quis a secretaria de educação . Que sirva para aumentar a visibilidades dos fatos que estão vindo a público pois ninguém ganha com uma sala com 80 alunos e estudando longe de casa .

 Links :   http://www.ocafezinho.com/2016/02/11/governo-alckmin-continua-com-reorganizacao-silenciosa-da-rede-estadual-de-ensino/
              http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/professores-de-sp-denunciam-reorganizacao-silenciosa
              http://www.revistaforum.com.br/2016/02/15/apeoesp-rebate-rede-globo-porta-vozes-do-governo-do-estado/

 A resenha 

    No documentário de 60 min , apresenta uma percepção aberta da questão abordada que é educação pública Estadual em SP . A sutileza do diretor ao abrir espaço principal aos alunos é uma claro sinal que ele entendeu o que foi o movimento , feito por alunos e a construção natural e horizontalizada da noção de um bem público - A Escola -  como algo a ser construido por todos , de forma democrática , em algo melhor para a sociedade , ser a base para a  mudança na sociedade que vive gritando por Educação sem saber ao certo o que esta pedindo .
      A cada entrevista , você percebe que essa geração vem influenciada por Junho de  2013 e sabe sua função social na luta e essa consciência parece ser o maior legado desse situação . Dentro de uma sociedade composta pela base de uma classe média pouco politizada  e raivosa, acima de uma classe pobre lutando por seus direitos e uma elite cada vez mais rica , temos uma luz no fim do túnel ao ver uma nova geração de luta que é a junção dos Secundaristas aos movimentos advindo da luta da tarifa que venceram num passado recente , que são uma luz no fim do túnel no movimento popular para  lutar e resistir contra os desmandos do Governo PSDB há 20 no poder e representado pelo governo de Geraldo Alckmin . O fato é que consolidar novos tempos na luta por direitos e contra um Estado que não satisfaz as necessidades de seu povo .
     Outro ponto interessante é a visão moderna da relação escola e aluno que representadas nos argumentos colocados com a sintonia do pensamento dos alunos e professores , por vezes a direção , que levam a ideia de reconstruir o modo que se produz a educação hoje , o dialogo é algo que vai ter que ser priorizado daqui para frente , atitudes como outorgar uma mudança política como esta sendo a questão da reorganização escolar deve ser encarada tal qual , uma desrespeito , a todo os cidadãos que compõem o sistema educacional hoje .
       A audácia de se contrapor ao Estado é uma marca muito importante das ocupações , uma tática nova e que deixou o Governador sem reação ( Policial ) para o problema , serviu como um apogeu as críticas que já tinham sofrido por inúmeras outras críticas por ações truculentas como nos caso dos professores , citados no Doc , mostra que a violência e a manipulação midiática são as armas do que estão no poder agora e elas foram derrotadas com um apoio maciço as ocupações e o desfecho positivo apesar de não total a questão .
Uma geração de alunos e futuros cidadãos que tem a audácia de ir a rua , resolver os problemas da cidade é também papel do seu povo .
       O papel fundamental dos que apoiaram a causa no período de ocupação dos prédios , sendo eles partidos de esquerda , coletivos ,sindicatos ,comunidade e os Pais dos alunos , temos que o processo de construção foi conjunto de pessoas que se identificaram a causa dos alunos  . A empatia e entendimento da luta foi  um passo interessante , ao se aproximarem da rotina de cuidados e organização perceberam quanto eles cresceram com o protagonismo das escolas ocupadas , quando se esperava uma bagunça e caos nos espaços públicos tivemos o contrário com a limpeza em dia , revezamento de funções e uma horizontalidade que não se vê em outros campos ; reconheceram e deram a devida importância para a mudança que apareceram como foi destacada dentro do  documentário . Quando se sustentou os alunos dentro das escolas foi fundamental para o que iriam se tornar , um símbolo de vitória .
      Pra concluir , o documentário é forte para quem viu o processo todo que ocorreu naqueles dias seja nas ruas ou na rotina de quem acompanhou/ajudou na manutenção das ocupações em São Paulo . Quando percebe que grau tomou a luta dos Estudantes Secundaristas em poucas semanas  , a violência policial expostas e a bravura de crianças/adolescentes provando ato a ato que não é uma geração vazia politicamente , de quanto foi orgânico o processo de formação do movimento deles que é só um começo . O ritmo é sutil , expõem com calma todos os fatores e dando voz aos protagonistas de toda a história porém ele carrega uma ideia explosiva de mudança social  : exemplo ,inspiração as pessoas que irão vê-lo .



Espero que gostem , os faça refletir sobre tudo o que aconteceu nesse episódio recente , comentem se quiserem .

até mais , @miyoshi_niceguy

Comentários

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.